Parlamentares avaliam que portaria do governo não resolve todas as dificuldades com decisão de Flávio Dino e podem perder recursos, principalmente das emendas de comissão, que precisam ser executadas até 31 de dezembro
O Congresso Nacional ainda aguarda os pagamentos das emendas parlamentares e uma solução para as emendas de comissão, tecnicamente chamadas de RP8, que precisam ser executadas até 31 de dezembro. Caso contrário, deputados e senadores perdem os recursos dessa modalidade de emendas e o valor vira superávit para o Governo Federal.
Ainda restam mais de R$ 7 bilhões em emendas de comissão a serem executadas este ano, para Câmara e Senado.
A possibilidade de transformar o montante em superávit é vista com bons olhos pelo Ministério da Fazenda, já que ajudaria no ajuste fiscal, mas interlocutores do ministro Fernando Haddad avaliam que pode prejudicar ainda mais a relação fragilizada com o Congresso. O risco é alto em um momento em que o Legislativo precisa aprovar pautas de interesse do Executivo.
Parlamentares e líderes ouvidos pelo blog afirmam que a portaria do governo que liberou os recursos e o parecer da Advocacia-Geral da União atendem a alguns pleitos, mas não todos.
Diante do cenário atual, tem sido ventilado, nos bastidores, a possibilidade de votarem apenas a Lei de Diretrizes Orçamentárias na próxima semana — última do ano Legislativo antes do recesso — e deixarem a Lei Orçamentária Anual e o pacote de corte de gastos para fevereiro do próximo ano.
Deputados afirmam que “não há mais confiança de que o governo conseguirá cumprir com seus compromissos”, e intenção é inverter a ordem: agora, o governo executa o combinado e, depois, os parlamentares apreciam as pautas.
Interlocutores do Planalto e líderes governistas têm corrido contra o tempo para evitar que isso aconteça e tentam articular a votação de, pelo menos, parte do pacote fiscal ainda este ano.
A regulamentação da reforma tributária, que retorna para a Câmara dos Deputados após aprovação no Senado, deve ser votada até a próxima semana na Casa por ser de interesse pessoal do presidente Arthur Lira (PP-AL), antes do término do seu mandato.
Fonte: r7
NÃO TEM CURRÍCULO?! APROVEITE AGORA E SOLICITE SEU CURRÍCULO EM PDF PROFISSIONAL E COM ENTREGA RÁPIDA A PARTIR DE R$ 5,00 PJ Paula Jordão
✅ Quer ficar ligado em tudo o que rola na nossa Cidade, Pernambuco e Mundo? Siga o perfil do IPOJUCA ONLINE no Instagram.
Receba notícias do IPOJUCA ONLINE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/+08sCAbppRUZiMTAx
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!