Uma imagem da chamada mulher vampira de Pień foi divulgada por Oscar Nilsson, um escultor e arqueólogo da Suécia. Ele preparou uma reconstrução do rosto da jovem enterrada com um cadeado triangular no dedo do pé e uma foice no pescoço. A descoberta foi feita em um cemitério na vila de Pień, localizada perto de Dąbrowa Chełmińska. O túmulo incomum foi encontrado por arqueólogos da NCU em 2022.


Quer ficar ligado em tudo o que rola na nossa Cidade, Pernambuco e Mundo? Siga o perfil do IPOJUCA ONLINE no  Instagram.



Os arqueólogos da Universidade Nicolau Copérnico em Toruń têm explorado o local do enterro em Pień localizado perto de Dąbrowa Chełmińska desde 2005, mas sua pesquisa alcançou destaque significativo há dois anos, quando encontraram o esqueleto de uma jovem mulher com um cadeado triangular no dedo do pé e uma foice no pescoço. A mídia logo chamou a descoberta de "túmulo de vampiro", embora os cientistas tenham enfatizado que a descoberta não indica necessariamente que um vampiro foi realmente enterrado lá. "Eu preferiria considerar essas práticas como atividades que protegem os vivos contra os mortos, tradicionalmente consideradas procedimentos anti-vampiros, explica o chefe da pesquisa em Pień, dr hab. Dariusz Poliński, Prof. NCU do Departamento de Período Medieval e Período Moderno Inicial da Faculdade de História da Universidade Nicolau Copérnico. A mulher poderia ter algum comprometimento físico ou transtorno mental e, portanto, foi maltratada por seus vizinhos que pensaram que ela os assustaria após a morte."


Nesta primavera, o Sr. Nilsson, um artista especializado em reconstruir os rostos de nossos ancestrais, assumiu a tarefa de recriar o rosto da jovem mulher. Em seu trabalho, ele aplica e combina todo seu conhecimento sobre anatomia, história, arqueologia, bem como habilidades artísticas e, adicionalmente, aproveita a tecnologia de ponta, ou seja, impressão 3D e teste de DNA.



Quer ficar ligado em tudo o que rola na nossa Cidade, Pernambuco e Mundo? Siga o perfil do IPOJUCA ONLINE no  Instagram.


“O processo de reconstrução facial leva de 200 a 400 horas, explicou o artista da Suécia em um encontro organizado em Ostromecko em março de 2024. A imagem do formato das orelhas e da ponta do nariz é a questão mais problemática e questionável. Se eu não tiver resultados de testes de DNA à minha disposição, toda a pigmentação, incluindo a cor dos olhos, cabelo, pele, é altamente especulativa.




O artista usou o modelo impresso em 3D do crânio da mulher vampira. Ele anexou pinos de diferentes comprimentos ao modelo que refletiam a espessura do tecido em várias partes anatômicas do rosto. Em seguida, ele aplicou músculos feitos de um tipo especial de argila. Depois disso, ele encaixou globos oculares e camadas subsequentes imitando tecido e pele, levando em consideração rugas, poros da pele, características faciais, bem como cicatrizes resultantes de ferimentos. O estágio final do processo de reconstrução envolveu mergulhar o rosto em silicone e anexar cabelo, cílios e sobrancelhas a ele. O rosto reconstruído da mulher vampira deve estar na Polônia em algumas semanas. Na segunda-feira, 28 de outubro, o Sr. Nilsson apresentou a imagem da jovem mulher.




Naquele dia na Suécia e em 29 de outubro na Grã-Bretanha, os espectadores puderam ver um filme intitulado FIELD OF VAMPIRES . A estreia americana do documentário sobre a pesquisa em Pień foi planejada para 30 de outubro. Na Polônia, o filme estará disponível em 2025



NÃO TEM CURRÍCULO?! APROVEITE AGORA E SOLICITE SEU CURRÍCULO EM PDF PROFISSIONAL E COM ENTREGA RÁPIDA A PARTIR DE R$ 5,00 PJ Paula Jordão


Quer ficar ligado em tudo o que rola na nossa Cidade, Pernambuco e Mundo? Siga o perfil do IPOJUCA ONLINE no  Instagram.

Receba notícias do IPOJUCA ONLINE no seu  Telegram  e fique por dentro de  tudo! Basta acessar o canal:  https://t.me/+08sCAbppRUZiMTAx 


PJ Paula Jordão - Publicidade e Marketing Digital

Currículo em PDF - Chama no zap:  8199674-5767  ou clique no link