Reabertura será com o 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife. Com mais de 70 anos de história, espaço cultural recebe obras de restauração.
Após passar mais de dois anos fechado, o Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, tem uma data marcada para reabrir ao público: 1º de novembro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo governo de Pernambuco, que também confirmou a realização do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife como primeiro evento no local após a reforma.
O cinema, que tem mais de 70 anos de história, foi interditado em maio de 2022, após as fortes chuvas que atingiram a capital pernambucana, para passar por reformas e outras obras de recuperação estrutural, que incluem a revitalização da cobertura e do forro decorativo.
As obras foram realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). De acordo com o governo do estado, a recuperação da cobertura custou R$ 106 mil, e a recuperação do forro decorativo teve um custo de R$ 1,3 milhão, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.
Ainda segundo a gestão estadual, mesmo após a reabertura, as obras de reforma continuam no Cinema São Luiz. Isso abrange os serviços de:
recuperação das marquises externas;
instalação de um sistema de prevenção e combate a incêndios;
requalificação dos banheiros com acessibilidade;
instalação de um elevador para os quatro pavimentos superiores.
A previsão do governo é que toda a obra seja finalizada em 10 meses. Durante a pandemia da Covid-19, o Cinema São Luiz ficou fechado por dois anos, mantendo nos letreiros da fachada a mensagem: "Cuidem-se. Em breve, estaremos juntos".
15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife
De acordo com o governo de Pernambuco, o 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife:
acontecerá entre os dias 1º e 8 de novembro;
homenageia, neste ano, a cineasta pernambucana Kátia Mesel;
conta com direção artística do diretor Kleber Mendonça Filho e da produtora Emilie Lesclaux;
exibirá mais de 100 filmes, distribuídos em cerca de 55 sessões;
tem a programação composta por lançamentos nacionais e internacionais, clássicos restaurados, sessões com música ao vivo e premiação de curtas-metragens nacionais, além de ações formativas;
inclui a exibição de obras no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Sala Museu), no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.
A programação completa do festival ainda será divulgada.
Fonte: g1.globo.com/pe
Quer ficar ligado em tudo o que rola na nossa Cidade, Pernambuco e Mundo? Siga o perfil do IPOJUCA ONLINE no Instagram.
Receba notícias do IPOJUCA ONLINE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/+08sCAbppRUZiMTAx
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!