Câmeras corporais foram adquiridas pelo governo em 2023, mas não são suficientes para toda a tropa. Estado não vai contar com câmeras de videomonitoramento.
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, disse, nesta sexta-feira (26), que os comandantes das patrulhas empregadas pela Polícia Militar (PM) no carnaval terão câmeras corporais instaladas nos uniformes. O gestor afirmou, ainda, que durante a festa, o patrulhamento nos pontos de acesso ao Bairro do Recife contará com tecnologia de reconhecimento facial.
"Elas [as câmeras corporais] serão utilizadas em cada patrulha que estiver no carnaval, nas prévias, a câmera com o comandante da patrulha. Além disso, nós faremos o fechamento do Recife Antigo. São quatro pontes, uma delas, que é a Giratória, está fechada. Então, nas três pontes, nós teremos acesso das pessoas com reconhecimento facial, cruzando aqueles dados com o Banco Nacional de Mandados de Prisão", anunciou o secretário.
A declaração foi dada em entrevista coletiva durante a cerimônia de posse do novo comandante da PM, coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros. Na segunda (22), a 15 dias do carnaval, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou a troca no comando da PM e da Polícia Civil (saiba mais abaixo).
Procurada, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que as tropas com "bodycams" vão atuar, primeiramente, no Galo da Madrugada, que sai no Sábado de Zé Pereira (10), e, durante o feriado, no Bairro do Recife e em Olinda. Segundo a SDS, só no Galo da Madrugada, o planejamento operacional prevê o lançamento de cerca de 100 patrulhas.
O g1 também perguntou à SDS o total de equipes que vão receber as câmeras e se o uso dos equipamentos será implantado de forma definitiva depois do carnaval.
Além disso, pediu mais informações de como a tecnologia de reconhecimento facial será empregada, na prática, no Bairro do Recife. A secretaria respondeu que os detalhes serão divulgados nos próximos dias, em data ainda não definida.
O anúncio de Alessandro Carvalho foi feito após ele ser questionado sobre o fato de que, no carnaval, o estado não vai contar com câmeras de videomonitoramento de segurança pública, porque todos os 358 equipamentos estaduais foram desativados pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
Eles foram desligadas porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou, em fevereiro de 2023, que fosse feita uma nova licitação, sem interrupção do serviço. Entretanto, somente no dia 29 de dezembro, após o desligamento das câmeras, foi publicado um chamamento para ser feita uma licitação. A previsão é de que apenas em abril o videomonitoramento seja retomado.
Chamadas de "bodycams", as câmeras corporais, utilizadas em ao menos sete estados do país, são acopladas aos uniformes dos PMs e registram operações, abordagens ou atividades de rotina. Em janeiro do ano passado, 187 desses equipamentos foram adquiridos pelo governo de Pernambuco.
Inicialmente, a ideia era implementar a tecnologia em três meses. No entanto, em julho de 2023, a SDS informou que os equipamentos estavam armazenados no batalhão de Paulista, no Grande Recife, onde o uso das câmeras estava sendo avaliado num projeto piloto.
Troca de comando e violência
No dia 22 de janeiro, a governadora Raquel Lyra substituiu os comandantes das polícias Civil e Militar de Pernambuco. A mudança foi anunciada dois dias após confrontos entre torcidas organizadas do Sport e do Santa Cruz no Grande Recife. Na ocasião, um policial militar e dois torcedores foram baleados.
O coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros assumiu o comando geral da Polícia Militar no lugar do coronel Tibério César dos Santos. Já o delegado Renato Márcio Rocha Leite passou a chefiar a Polícia Civil, que era ocupada pela delegada Simone Aguiar.
Nos últimos meses, casos de mortes em operações policiais ganharam repercussão no estado. Entre eles, os assassinatos de cinco pessoas da mesma família após um confronto armado entre PMs e um atirador em Camaragibe, no Grande Recife. Policiais militares foram presos pelo caso.
Um levantamento do g1 com base em dados da SDS que, em 2023, o número de mortes por policiais aumentou 30,42% em Pernambuco. Em média, a polícia matou uma pessoa a cada três dias no estado.
Fonte: g1.globo.com/pe
Quer ficar ligado em tudo o que rola na nossa Cidade, Pernambuco e Mundo? Siga o perfil do IPOJUCA ONLINE no Instagram.
Receba notícias do IPOJUCA ONLINE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/+08sCAbppRUZiMTAx
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre A CIDADE DO IPOJUCA por meio do WhatsApp do CANAL IPOJUCA ONLINE
Chama no Zap 👋🏻 Receba notícias na palma da sua mão.
IPOJUCA ONLINE - NOTÍCIAS
COMPARTILHE:
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!