O que é tecnologia móvel?
Tecnologia móvel é a tecnologia que acompanha o usuário aonde ele vai. Consiste em dispositivos portáteis de comunicação bidirecional, dispositivos de computação e a tecnologia de rede que os conecta.
Atualmente, a tecnologia móvel é caracterizada por dispositivos habilitados para internet, como smartphones, tablets e relógios. Estes são os mais recentes de uma progressão que inclui pagers bidirecionais, notebooks, telefones celulares (celulares flip), dispositivos de navegação GPS e muito mais.
As redes de comunicação que conectam esses dispositivos são chamadas de tecnologias sem fio. Eles permitem que dispositivos móveis compartilhem voz, dados e aplicativos (aplicativos móveis).
A tecnologia móvel é abrangente e crescente. O número de usuários de smartphones ultrapassou 3 bilhões¹ e a força de trabalho móvel global deve chegar a 1,87 bilhão até 2022.²
Tipos de redes móveis
Redes celulares
Redes de rádio usando torres de celular distribuídas que permitem que dispositivos móveis (telefones celulares) alternem frequências automaticamente e se comuniquem sem interrupção em grandes áreas geográficas. A mesma capacidade básica de comutação permite que as redes celulares acomodem muitos usuários em um número limitado de frequências de rádio.³
Rede 4G
O padrão de serviço celular atual para a maioria das comunicações sem fio. Ele usa a tecnologia de comutação de pacotes, que organiza os dados em partes ou pacotes para transmissão e reagrupa as informações no destino. 4G (o “G” é de geração) é relatado como 10 vezes mais rápido que o 3G, e o 5G, que é mais rápido ainda, está chegando. O 5G usa um conjunto de bandas de frequência agregadas para desbloquear a largura de banda e é aproximadamente 20 vezes mais rápido que o 4G.
Wi-fi
Ondas de rádio que conectam dispositivos à Internet por meio de roteadores localizados chamados hotspots. Abreviação de fidelidade sem fio, as redes WiFi são como torres de celular para acesso à Internet, mas não passam automaticamente o serviço sem estabelecer uma conexão WiFi. A maioria dos dispositivos móveis permite a alternância automática entre redes Wi-Fi e celulares, dependendo da disponibilidade e da preferência do usuário.⁴
Bluetooth
Uma especificação do setor de telecomunicações para conectar dispositivos em distâncias curtas usando ondas de rádio de comprimento de onda curto. O Bluetooth permite que os usuários conectem ou emparelhem rapidamente dispositivos como fones de ouvido, alto-falantes, telefones e outros dispositivos.⁵
O que é o 5G?
5G é a quinta geração de tecnologia celular sem fio. Assim como o 4G, ele usa frequências que fazem parte do espectro de rádio, mas o 5G usa frequências muito altas que oferecem mais largura de banda. Isso significa mais dados entregues em velocidades mais altas para mais dispositivos. Imagine o streaming de vídeo para um smartphone. De acordo com a IBM, o 5G “vai aprimorar essa experiência, tornando-a 10 vezes melhor não apenas para um indivíduo, mas para qualquer pessoa que transmita um vídeo ao mesmo tempo”.
Mudando para 5G? Conheça seus controles de segurança integrada - This link opens in a new tab
A revolução do 5G
Pessoa explorando a cidade com smartphone
Obtenha um guia para o potencial transformacional do 5G
Estudos de caso da tecnologia móvel
Aumente a produtividade
Usando seu aplicativo móvel Road Day para fazer upload de informações de sinistros do campo, a Amica Mutual Insurance Company obteve ganhos de produtividade estimados de 25% a 50% para seus processos de fluxo de trabalho. O aplicativo permite que os avaliadores colaborem de perto com os clientes em campo, melhorando a precisão dos sinistros e ajudando os clientes a se sentirem mais envolvidos.
Leia mais e assista ao vídeo
Capitalize os novos modelos de negócios
Os sapos estão desaparecendo na Austrália; quatro das 240 espécies conhecidas. Para protegê-los, os cientistas precisavam de um modelo de coleta de dados mais rápido. Parte de uma abordagem de crowdsourcing, o aplicativo FrogID permite que os australianos façam gravações de áudio do canto peculiar dos sapos e as carreguem em um banco de dados on-line. O aplicativo também usa coordenadas de GPS para mapear as populações de sapos.
Veja o estudo de caso
Crie o cenário de compras ideal
O City Furniture usa tecnologia móvel para criar uma experiência de compra quase ideal. Os clientes podem combinar a pesquisa on-line com a capacidade de tocar fisicamente os itens e interagir com o pessoal de vendas. O aplicativo móvel usado pelos vendedores em seus tablets acessa dados em tempo real, processa pagamentos e agenda entregas, tudo sem sair do lado do cliente.
Leia mais e assista ao vídeo
Principais recursos de uma tecnologia móvel eficaz
Escalabilidade: A criação de soluções pontuais que não são dimensionadas em uma empresa pode ser cara em termos de desenvolvimento, gerenciamento e manutenção. Os aplicativos precisam ser concebidos de forma holística, levando em consideração as linhas de negócios, processos e ambientes técnicos.
Integração: A IDC apontou que“…aplicativos oferecidos em telefones celulares e tablets têm uma separação entre o aplicativo móvel e a lógica de negócios de back-end e os serviços de dados”. Ser capaz de conectar a lógica e os serviços de dados ao aplicativo é fundamental, quer a lógica e os dados estejam no local, na cloud ou em configurações híbridas.
Reutilização: mais de 105 bilhões de aplicativos móveis foram transferidos por download em 2018.⁶ Muitos são, ou podem ser modificados ou combinados, para aplicativos de negócios. O uso de aplicativos existentes acelera o tempo de maturação e aprimora a eficiência de custos, aproveitando a experiência do domínio e do setor incorporada ao aplicativo.
Desenvolvimento baseado em cloud: a cloud oferece uma plataforma eficiente para desenvolver, testar e gerenciar aplicativos. Os desenvolvedores podem usar interfaces de programação de aplicativos (API) para conectar aplicativos a dados de back-end e se concentrar em funções de front-end. Eles podem adicionar autenticação para reforçar a segurança e acessar inteligência artificial (IA) e serviços cognitivos.
Gerenciamento móvel: à medida que a tecnologia móvel é implementada, as organizações procuram soluções de gerenciamento de mobilidade empresarial (EMM) para configurar dispositivos e aplicativos, rastrear o uso e inventários do dispositivo, controlar e proteger os dados; e oferecer suporte e solução para problemas.
BYOD: Traga seu próprio dispositivo (BYOD) é uma política de TI que permite que os funcionários usem dispositivos pessoais para acessar dados e sistemas. Adotado efetivamente, o BYOD pode melhorar a produtividade, aumentar a satisfação do funcionário e economizar dinheiro. Ao mesmo tempo, apresenta questões de segurança e gerenciamento de dispositivos que precisam ser abordadas.
Segurança: a batalha de segurança móvel é assustadora em termos de volume e complexidade. A Inteligência Artificial (IA) está emergindo como uma arma fundamental para discernir anomalias de segurança em grandes quantidades de dados. Ele pode ajudar a detectar e corrigir incidentes de malware ou recomendar ações para atender aos requisitos regulatórios de um painel central.
Computação de borda: uma das principais vantagens do 5G é que ele pode aproximar os aplicativos de suas fontes de dados ou servidores de borda. A proximidade com os dados em sua origem pode oferecer benefícios de rede, como tempos de resposta aprimorados e melhor disponibilidade de largura de banda. De uma perspectiva do negócio, a computação de borda oferece a oportunidade de realizar análises de dados mais abrangentes e obter insights mais profundos mais rapidamente.
Configurar para 5G e borda: leia o blog - This link opens in a new tab
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!