Alertas foram enviados para celulares, rádios e TVs no país inteiro entre 14h18 e 14h20. Teste de segurança foi realizado pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências norte-americana.

Um teste de emergência fez celulares dos Estados Unidos acionarem alarmes quase ao mesmo tempo na tarde desta quarta-feira (4) por todo o país. O teste havia sido anunciado e estava marcado para 14h20, no horário da Costa Leste americana, 15h20 em Brasília. No entanto, dois minutos antes, os alarmes já haviam começado a soar.

A operação foi parte de um teste de segurança realizado pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA (Fema, na sigla em inglês).

A mensagem que chegou nos celulares (veja acima o texto em inglês) dizia que o objetivo era melhorar o sistema de alertas norte-americano e que nenhuma ação deveria ser feita pelos cidadãos.

Clique aqui para seguir o novo canal do IPOJUCA Online no WhatsApp.

A mensagem que chegou nos celulares (veja acima o texto em inglês) dizia que o objetivo era melhorar o sistema de alertas norte-americano e que nenhuma ação deveria ser feita pelos cidadãos.

"ESTE É UM TESTE do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. O objetivo é manter e melhorar as capacidades de alerta e aviso em níveis federal, estadual, local, tribal e territorial e avaliar as capacidades de alerta e aviso público da nação. Nenhuma ação do público é necessária", diz o texto.


O alerta nacional foi realizado em duas partes: a WEA, que foi direcionada a todos os telefones celulares; e a EAS, com mensagens enviadas para rádios e televisões.

Repercussão nas redes sociais

A expectativa era que todos os celulares do país recebessem a mesma mensagem no mesmo instante, mas houve pequenas diferenças relatadas por vários pefis no X, antigo Twitter. O texto foi exibido em inglês ou espanhol, dependendo das configurações de idioma do aparelho.

A diferença de horário gerou memes na internet. "O alarme veio tipo dois minutos antes", postou um usuário do X.

"Todo mundo correndo proTwitter depois de o alerta vir dois minutos antes", postou outra pessoa.

"Quando pego a pessoa que apareceu dois minutos antes do programado", ironizou outro usuário do X.

Houve ainda quem postasse o print da mensagem com o barulho do famoso ruído de gritos que ficaram conhecidos no Brasil como "gemidão do WhatsApp".

Tom e vibração únicos

O teste foi coordenado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês).

Para garantir que os alertas fossem acessíveis a todo o público, incluindo pessoas com deficiência, as mensagens foram acompanhadas por um tom e vibração únicos.


A parte EAS do teste foi programada para durar aproximadamente um minuto e foi realizada com a participação de emissoras de rádio e televisão, sistemas a cabo, provedores de rádio e televisão via satélite e provedores de vídeo com fio.

Fonte: g1.globo.com/mundo

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do IPOJUCA Online no Instagram e no Grupo

COMPARTILHE: