Ouvir a opinião de outras mães e pais, que podem fornecer informações valiosas sobre a escola, faz toda a diferença.

"Quando mudar de colégio?, como fazer uma escolha segura? e como saber qual a melhor escola?", essas são algumas das principais dúvidas dos pais e responsáveis na hora de procurar uma instituição de ensino para os filhos. 

Este período escolar é um momento importante na vida de pais e mães, mas a escolha da escola pode ser uma tarefa desafiadora.

A mudança é uma decisão importante, que pode ser influenciada por várias razões. Na hora de decidir, é importante considerar fatores pedagógicos como proposta curricular, metodologia de ensino, missão e valores da instituição como também os fatores práticos, como horários, localização, transporte e custo;


Chama no Zap 👋🏻 Receba notícias na palma da sua mão.

Clique aqui e entre agora mesmo no nosso Grupo exclusivo do WhatsApp.



Ouvir a opinião de outras mães e pais, que podem fornecer informações valiosas sobre a escola, faz toda a diferença. Mas é muito importante que os responsáveis, antes de tomarem a decisão de mudar de escola, considerem todas as possibilidades disponíveis.


Adriana Batista, 46 anos, é mãe de Maria Eduarda Batista, 15 anos, e que agora está no 1° ano do Ensino Médio. A jovem estava desmotivada, sem querer frequentar as aulas e se isolando do mundo. Adriana resolveu tentar o novo, uma mudança escolar, algo diferente mas que oferecesse os valores que acreditava ser o melhor para a filha. 

"Naquele momento eu procurava um ambiente que oferecesse o calor humano, a mão amiga, a educação humanizada. Ao mesmo tempo que eu não queria perder a qualidade do ensino",  conta Adriana.


Matriculada no Colégio Saber Viver desde 2022, Maria Eduarda se sentiu acolhida e, em pouco tempo, se integrou a rotina e a metodologia do Colégio que ensina para toda a vida. 

Adriana Batista afirma estar satisfeita com a escola. "Tem uma excelente proposta de ensino-aprendizagem e ainda abraça os estudantes como seus filhos" - Acervo pessoal/Adriana Batista
"Eu queria mostrar a minha filha que o mundo pode ter as cobranças, mas que ele é formado por pessoas, que amam, que abraçam, que choram e riem. Que acolhem, que dão afeto. E que não precisa fugir da realidade para encontrar pessoas humanas", comenta Adriana.


Adriana diz ainda que o Colégio Saber Viver ganhou seu coração desde o ótimo atendimento na secretaria além da proposta pedagógica e o espaço físico disponível para os estudantes.

"O calor humano me abraçou de um jeito que eu pude perceber que era aquele afeto que eu queria para minha filha. Ela estava precisando receber esse amor, esse acolhimento. O mundo já está muito agressivo, muito arisco e competitivo para alimentarmos isso em nossos jovens", ratifica.

"Eu decidi que queria uma filha que pudesse amar e ser amada naquele momento. A competição ela ia aprender com a vida", completa Adriana. 


Maria Eduarda chegou no Colégio Saber Viver em 2022, na turma do 9° ano, concluiu o Ensino Fundamental e agora vive a transição de etapa escolar no Ensino Médio da instituição de ensino. 


Acervo pessoal/Adriana Barbosa
A diretora conhece cada passo que acontece na escola. Está sempre presente do "bom dia" ao "até amanhã". Nada substitui o amor com que é vivido cada momento na escola, diz Maria. - Acervo pessoal/Adriana Barbosa
"O Saber Viver é um colégio muito bom e parecido com aquelas séries adolescentes dos Estados Unidos, rsrs. Eles são super acolhedores e sempre estão lá quando você precisa de ajuda. De todos os colégios que passei, esse, com certeza, é o melhor de todos. Minha experiência está sendo incrível, uma pena que vou passar poucos anos lá", afirma a estudante da 1° série. 


4 dicas para facilitar a transição escolar
Se você, pai, mãe ou responsável sente que chegou o momento de dar o próximo passo rumo à mudança escolar do seu filho, confira 5 dicas importantes que toda família pode aderir a fim de tornar este processo mais tranquilo.


Mantenha um diálogo aberto - É importante deixar claro para as crianças que elas podem expressar seus sentimentos e emoções antes, durante e depois do início das aulas.

Envolva o aluno no processo de escolha da nova escola - É importante envolver a criança mesmo que a decisão final seja da família. Isso vai ajudar a criança a desenvolver autonomia e responsabilidade desde cedo.

Fique atento à mudanças de comportamentos - A ansiedade e o medo é natural numa fase de transição. Toda mudança assusta. Contudo, ao se tornar excessivo, pode comprometer o equilíbrio emocional, as relações com os seus pares e o aproveitamento escolar. Ajuda profissional, envolvendo equipe psicológica e pedagógica do colégio é importante.


Estabeleça uma rotina e crie um ambiente de apoio - Mantenha uma rotina consistente antes e depois da transição escolar. Isso ajuda a criança a se sentir segura e previsível em sua vida diária. Crie um ambiente de apoio em casa, onde a criança possa fazer lição de casa, estudar e se sentir confortável.

Ensino Médio no Colégio Saber Viver
Jailton Jr./JC Imagem
A missão do Colégio Saber Viver é educar crianças e adolescentes para resolver problemas, inspirar pessoas e mudar o mundo por meio da empatia, colaboração e compromisso com a excelência. - Jailton Jr./JC Imagem
Em 2023, a grande novidade do Colégio Saber Viver foi a chegada do Ensino Médio na Instituição e a formação da turma de 1° série do Ensino Médio. A instituição deu um novo passo com a atualização da marca e as reformas da sua nova estrutura física.


O colégio tem uma proposta pedagógica sociointeracionista, que valoriza a interação do estudante com as pessoas e com o mundo, construindo, assim, memórias afetivas e uma estrutura emocional, importantes para a vida adulta.


Para 2024 os planos são continuar crescendo e mantendo e lado humano de quem sabe viver. Com a inauguração da Unidade 3, estão abertas as inscrições para as novas turmas da 1° e 2° série do Ensino Médio no Colégio Saber Viver.



Fonte: jc.ne10.uol.com.br

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do IPOJUCA Online no Instagram e no Grupo

COMPARTILHE: