Trânsito ficou complicado por causa dos alagamentos. Segundo a Apac, previsão é de chuva até domingo (9).






Por causa da chuva na Região Metropolitana, o Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade, teve sete voos cancelados e outros 10 alternados para outras cidades. Além disso, ruas e avenidas ficaram alagadas (veja vídeo acima). Os transtornos aconteceram nesta sexta (7).

📲 Compartilhe no WhatsApp

Durante a manhã, devido ao mau tempo, o aeroporto operou por instrumentos, que é quando não existe visibilidade suficiente para os procedimentos habituais e os pilotos dependem de ferramentas como radar e rádio para realizar os pousos.

"Desde 9h46, voltou a operar em condições visuais. As equipes de operações estão monitorando a situação meteorológica. Recomendamos aos passageiros que consultem a situação do seu voo com a companhia aérea antes de sair de casa", disse a Aena Brasil, que gerencia o aeroporto.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na quinta (6), um alerta de chuvas moderadas a fortes para a Região Metropolitana e a Zona da Mata. A previsão é de que as chuvas durem até o domingo (9), devido a um "canal de umidade" no Oceano Atlântico, que se desloca em direção a Pernambuco e à Paraíba.

Por conta dessa previsão, a Prefeitura do Recife decidiu ativar mais cinco abrigos municipais - que funcionam de forma preventiva para atender pessoas que precisem deixar suas casas por conta das fortes chuvas. Ao todo, são 15 espaços com um total de 1.300 vagas.

A relação completa dos espaços está disponível na internet. A orientação da Prefeitura do Recife é que a população evite deslocamentos e fique em casa, a não ser que haja risco de deslizamento, inundação, ou desabamento. Nestes casos, a orientação é procurar o abrigo mais próximo, ou entrar em contato com a Defesa Civil, através do número 0800.081.3400.

Nas últimas 24 horas choveu 30% a mais do que a média histórica para todo o mês de julho, que é de 334,5 mm. Por isso, a capital pernambucana permanece em Estágio de Alerta.


Ruas e avenidas do Grande Recife amanheceram alagadas nesta sexta (7). Às 7h30, a prefeitura decretou estágio de alerta, o que significa que a rotina da capital pernambucana foi impactada por causa das fortes chuvas.

De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), foram registrados alagamentos em vários pontos da cidade, entre eles:

Avenida Antônio de Goes, próximo à Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, na Zona Sul;
Cruzamento da Rua do Acre com a Estrada dos Remédios, em Afogados, na Zona Oeste;
Estrada dos Remédios, em frente ao Mercado de Afogados, na Zona Oeste;
Avenida Dois Rios, próximo à Vila do Sesi, no Ibura, na Zona Sul;
Rua Maria Irene, próximo à Praça do Jordão, na Zona Sul.


Também devido aos alagamentos, os túneis Augusto Lucena, em Boa Viagem e o Felipe Camarão, no Jordão, foram interditados pela CTTU.

A Avenida Marechal Mascarenhas Morais, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, ficou alagada e os motoristas tiveram dificuldade para transitar pelo local.

Na Avenida Recife, no bairro do Ipsep, o nível da água subiu e um carro ficou preso no alagamento. Moradores da área ajudaram mover o veículo.



📲 Venha fazer parte do Grupo no WhatsApp


Siga para mais notícias pelo Grupo WhatsApp.

Siga nos também o IPOJUCA Online no Instagram: @ipojucaonline e fique por dentro de todas as novidades!

COMPARTILHE: