A Aneel anunciou que o preço da tarifa de energia elétrica será mantido na bandeira verde durante o mês de junho.

Os cidadão brasileiros precisam pagar mensalmente um valor referente a tarifa de energia elétrica, que é cobrada para nos imóveis residenciais que utilizam energia elétrica. Os valores em questão são estabelecidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que é responsável pela distribuição do produto em todo o território nacional.

Nos últimos anos, os cidadãos brasileiros tem sofrido com a alta no valor da sua conta de luz, o que tem gerado uma grande preocupação. Isso porque o país tem sido fortemente afetado pela alta do desemprego e também pela crise econômica, o que impede que a população tenha os valores suficientes para arcar com todas as suas contas.


No entanto, nos últimos dias foi divulgada uma notícia que pode agradar bastante os brasileiros que pagam a tarifa de energia elétrica. Confira a seguir a novidade!

Brasileiros que pagam conta de luz recebem ótima notícia

Na última sexta-feira (26), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou uma notícia que pode agradar bastante as pessoas que realizam o pagamento da conta de luz no Brasil, isso porque foi divulgada a nova bandeira tarifária que passará a vigorar no Brasil a partir do próximo mês de junho.


Desde abril do último ano, a agência havia mantendo a bandeira verde para a tarifa de energia elétrica em todo país, o que quer dizer que os consumidores puderam aproveitar para pagar contas de luz com preços baixos durante os últimos meses. Acontece que a bandeira verde não conta com nenhuma cobrança adicional para os consumidores.


Sendo assim, a boa notícia é que a bandeira verde será mantida pela Aneel durante o mês de junho, o que pode trazer um grande alívio para o bolso dos cidadãos brasileiros no mês que vem. As decisões tomadas pela agência tem gerando uma grande animação para os consumidores, que agora poderão comemorar a nova decisão, pois a sua conta de luz será mantida com preços baixos.


Vale ressaltar que a Aneel realizou alguns alertas no último ano a respeito da possibilidade que a bandeira tarifária passasse por mudanças. De acordo com o anunciado pelo órgão, no decorrer deste ano, é possível que a bandeira verde seja substituída pela amarela. No entanto, levando em consideração as últimas projeções divulgadas pela agência, é possível que isso não aconteça.

Qual a relação da bandeira tarifária com a escassez hídrica?

Neste ano, o cenário da tarifa de energia elétrica no Brasil tem sofrido alguns desafios que não haviam sido observados no último ano, momento no qual a população brasileira precisou enfrentar a escassez hídrica referente a bandeira tarifária.


Dessa forma, a tarifa citada vigorou no país durante setembro de 2021 e durou até abril do ano seguinte, fazendo com que a conta de luz dos brasileiros contasse com uma cobrança extra equivalente a R$ 14,20 para cada 100 kWh que fossem utilizados.

Veja boas maneiras de economizar na energia elétrica

Se você costuma gastar muita luz, sem muitas vezes entender o motivo de a conta de energia elétrica vir tão alta, veja algumas dicas para aliviar seu bolso:

Primeiramente, aposte em muita luz natural, dando preferência para janelas amplas que podem manter o ambiente bem iluminado por mais tempo;

Em seguida, evite utilizar muita luz artificial, tente aproveitar ao máximo a luz natural e lembre-se de apagar as luzes que estiverem acesas ao sair dos cômodos;

Ademais, outro ponto que pode ajudar é a substituição de lâmpadas que sejam incandescentes pelas de led, que gastam bem menos;

Mantenha a geladeira afastada do fogão, pois a temperatura alta pode fazer com que a gelada demore mais para se regular, consumindo ainda mais luz.

Fonte: pronatec.pro.br

📲 Venha fazer parte do Grupo no WhatsApp


Siga para mais notícias pelo Grupo WhatsApp.

Siga nos também o IPOJUCA Online no Instagram: @ipojucaonline e fique por dentro de todas as novidades!

COMPARTILHE: