Com planos de inaugurar um centro de inovação em Campinas (SP), a indiana HCLTech quer dobrar funcionários no Brasil.

"Estamos no Brasil para ajudar na transformação digital das empresas, algo que elas ainda estão patinando” Fabiano Funari country manager da HCLtech Brasil (Crédito: Claudio Gatti )

Empresa de US$ 11,5 bilhões em faturamento, a HCLTech é uma daquelas empresas desconhecidas pelo público, mas que têm impacto gigante nos países onde atua. “Estamos no Brasil para contribuir com a transformação digital das empresas”, disse à DINHEIRO Fabiano Funari, country manager da HCLTech Brasil. “É algo em que elas ainda estão patinando localmente.” Esse estilo direto ao ponto e sem rodeios para apontar problemas faz a companhia da Índia crescer a dois dígitos altos. Nos últimos cinco anos (2018-2022), a receita média anual avançou 14,1%, com lucro depois de impostos subindo 11,5% ao ano (US$ 1,8 bilhão em 2022). Globalmente, a empresa que atua em 60 países criou inimagináveis 40 mil postos de trabalho, performance sem igual no mundo da tecnologia, passando de 169 mil para quase 209 mil funcionários.

Para o comandante da marcha de inovação da HCLTech no Brasil, as empresas precisam entender que essa transformação digital não consiste só em adquirir ou desenvolver tecnologias. É muito mais. “Trata-se de uma mudança estrutural para as empresas, de processos e de mentalidade”, afirmou. Para isso, é claro, se baseiam num portfólio de soluções com tecnologias próprias ou terceirizadas através de parcerias. Para seguir competitiva no Brasil, o objetivo agora é expandir por meio de laboratórios de inovação. A companhia já tem uma base em São Leopoldo (RS) e pretende inaugurar ainda este ano uma nova, de pesquisa, em Campinas (SP). Hoje, 16% do total de funcionários está nos times de engenharia e Pesquisa & Desenvolvimento.

O novo centro a ser erguido em Campinas será focado no desenvolvimento de serviços e soluções tecnológicas nas áreas de transformação digital, engenharia e computação em nuvem. A propósito, o posicionamento atual nos serviços em cloud é um diferencial competitivo destacado pelo CEO global C. Vijayakumar. “Até 2025, mais de 50% dos gastos com tecnologia no mercado de serviços de TI vai estar na nuvem”, afirmou o principal executivo no relatório de resultados de 2022.


No ano passado, a empresa ficou categorizada como líder no quadrante Gartner – métrica referencial de qualidade na indústria de tecnologia – em serviços gerenciados de terceirização de data center e infraestrutura híbrida. Segundo Funari, a liderança em tecnologias inovadoras é decisiva para o objetivo geral da empresa no Brasil, que é o de incentivar um ecossistema propício a essa transformação digital que permeia a estruturação das empresas e seus processos. Além disso, a companhia indiana quer fomentar uma cultura de metodologias ágeis.

CONTRATAÇÕES Com a nova planta em Campinas, a intenção será expandir a empresa como um todo. Haverá a contratação de 1 mil funcionários nos próximos dois anos, quase dobrando o tamanho no país – atualmente, o quadro é de 1,1 mil colaboradores em escritórios por Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, além dos centros de pesquisa.


Para contratar essas novas 1 mil pessoas, a empresa se depara com um desafio em comum com todo o setor, a escassez de profissionais qualificados. Para combater o problema, a HCLTech mantém um relacionamento próximo com instituições de ensino, para captação de profissionais desde o início da carreira. “Estamos nos beneficiando também do movimento de pessoas que não fizeram algum curso de tecnologia e estão migrando para a área, seja por interesse ou remunerações melhores”, disse Funari. A empresa é considerada uma das melhores para se trabalhar no País, com o selo da Top Employers Institute. Além disso, investe em iniciativas para fomentar um maior número de pessoas no segmento da tecnologia, como a iniciativa Laboratoria, cujo objetivo é desenvolver lideranças femininas no setor por meio da capacitação de jovens líderes. “Estamos focados em desenvolver toda uma nova geração de talentos de TI”, afirmou, “simultaneamente, queremos nos tornar o parceiro digital de preferência para nossos clientes brasileiros, entregando soluções tecnológicas de alta qualidade”.

istoedinheiro.com.br

COMPARTILHE: