Como saber se o seu smartphone está sendo espionado por golpistas, criminosos ou contatos em geral? As dicas mais importantes que você deve seguir!

Ser espionado pelo celular é um dos maiores pesadelos de muitos brasileiros! Por isso, é extremamente importante tomar alguns cuidados para não cair nas armadilhas de criminosos e não ter a sua privacidade invadida por contatos em geral. Felizmente, é relativamente fácil descobrir se você está sendo espionado pelo celular. Basta seguir as dicas que listamos abaixo e, é claro, ficar de olho em qualquer alteração suspeitas

Normalmente, um celular passa a ser vigiado após a instalação de um software espião. Esse software pode ser instalado tanto de maneira secreta (a partir do download de um apk, por exemplo), ou de forma direta (quando alguém consegue acessar o seu celular e instalar o programa). Com isso em mente, veja abaixo como verificar se o seu celular está sendo espionado e como resolver esse problema.

Seu celular pode estar sendo espionado!

Você sabia que o seu celular pode estar te vigiando? Inúmeros brasileiros têm spywares instalados em seus smartphones, e em muitas situações, esses programas espiões resultam no roubo de informações e no acesso indevido a contas bancárias.

Antes de mais nada, é importante diferenciar os spywares dos programas de monitoramento. Afinal de contas, somente os spywares são ilegais.

Os spywares são “programas espiões” instalados nos smartphones dos usuários sem que eles saibam. Já os programas de monitoramento, na maioria das vezes, são utilizados por pais de menores que desejam vigiar os filhos (ou por pessoas que querem espionar os parceiros, em uma atitude nada ética).

Os dados divulgados pelos programas variam de acordo com cada um deles. Alguns apps de monitoramento mostram somente a localização do celular, por exemplo.

Nos spywares, por outro lado, o compartilhamento de dados costuma ser bem mais expressivo – com o recolhimento de mensagens, chamadas, senhas e muito mais.

Os apps espiões mais elaborados, inclusive, podem transmitir áudio e vídeo ao vivo, invadindo completamente a privacidade dos usuários.

O que pode acontecer quando alguém é espionado pelo celular?

Os programas de espionagem que são instalados nos smartphones de pessoas do Brasil inteiro têm diversas funcionalidades. Esses aplicativos garantem acesso aos elementos mais importantes dos smartphones. Veja abaixo o que eles podem fazer:

Usar o browser do app para fazer transmissões ao vivo de áudio e vídeo;

Ativar o microfone e gravar as chamadas telefônicas;

Ativar a função do alto falante para gravar o áudio de um determinado ambiente.

Utilizar um recurso especial para conferir todas as palavras que foram digitadas – e assim, descobrir as senhas dos usuários;

Aceitar comandos de outros celulares por meio de mensagens SMS;

Bloquear o smartphone à distância;

Tirar prints dos aplicativos;

Invadir contas bancárias;

Copiar e reproduzir as fotos tiradas no smartphone.

Vigiar celular é crime no Brasil?

Além de ser uma atitude completamente problemática, instalar programas espiões em celulares (ou computadores) de terceiros é crime.

De acordo com a legislação brasileira, essa prática é considerada “crime de invasão de dispositivo informático”.

“Invadir dispositivo informático de uso alheio, conectado ou não à rede de computadores, com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do usuário do dispositivo ou de instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido. Pena: reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa”, descreve o artigo 154 do Código Penal.

Em termos mais simples, quem instala spywares em celulares de terceiros pode passar até 5 anos na cadeia, além de pagar multa e restituição judicial.

Como saber se você está sendo espionado pelo celular?

Se você desconfia que está sendo espionado pelo celular, é importante ficar de olho em alguns sinais que podem indicar a instalação de spywares e outros programas espiões.

Mostramos abaixo as “pistas” mais importantes deixadas pela instalação de spywares em smartphones; confira:

Bateria: Normalmente, a instalação de programas espiões reduz (e muito) a bateria do aparelho. Logo, se a bateria do seu celular está acabando rapidamente, ou está sendo drenada mesmo quando o smartphone não é utilizado, o aparelho pode ter um spyware instalado;

Calor: Por rodar em segundo plano, os programas espiões costumam esquentar os smartphones das vítimas. Ou seja: quando o seu celular esquenta mais do que o normal, mesmo quando o aparelho não está ativo, vale a pena fazer uma busca mais aprofundada para encontrar potenciais programas espiões;

Comportamentos estranhos: Quando o seu celular desliga do nada, é reiniciado sem aviso, abre programas sem permissão, instala aplicativos e extensões à revelia e abre a câmera sem pedir.

Como solucionar esse problema?

Agora que você já sabe como perceber se o seu celular está sendo espionado, chegou a hora de conferir algumas dicas importantes para resolver esse problema e manter sua privacidade.

Primeiramente, confira as dicas para evitar que o celular seja espionado em primeiro lugar. Afinal, é melhor prevenir do que remediar; certo?

Não instale apks: A dica mais importante para evitar a instalação de spywares no seu celular é NUNCA baixar apks ou qualquer tipo de programa que não esteja disponível nas lojas oficiais de apps (Play Store para Android e App Store para iOS). Os apks, por não contarem com a verificação de segurança das plataformas tradicionais, costumam instalar programas espiões nos aparelhos dos usuários. Por isso, nunca recomendamos o download de apks;

Não clique em links suspeitos: Nunca clique em links de procedência desconhecida. Normalmente, esses links são enviados via e-mail ou aplicativos de mensagens (como o WhatsApp e o Telegram);

Não deixe seu celular “dando sopa”: Proteja seu celular com senha e criptografia dupla, e acima de tudo, nunca deixe o aparelho desbloqueado em locais onde ele pode ser acessado por outras pessoas.

-Finalmente, confira abaixo o que você pode fazer quando o seu celular é espionado:

Desinstale: Vale a pena desinstalar todos os aplicativos que você baixou no celular;

Limpeza: Se mesmo assim você não conseguir resolver o problema, o melhor método é fazer o “reset” no celular, deletando todas as informações;

Procure ajuda: Por fim, se o problema continuar mesmo após o reset, a melhor alternativa é procurar ajuda profissional.

Quer saber das notícias de IPOJUCA e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

pronatec.pro.br