Na capital pernambucana e no Cabo de Santo Agostinho, imunização bivalente contra a doença teve início na sexta-feira (24). Em Itamaracá, começa na terça-feira (28).



Onze cidades da Região Metropolitana do Recife começam, nesta segunda-feira (27), a vacinação da dose de reforço bivalente contra a Covid-19. A imunização já havia sido iniciada na capital pernambucana e no Cabo de Santo Agostinho na sexta-feira (24).

[ATUALIZAÇÃO: Inicialmente, o g1 afirmou que dez cidades do Grande Recife começariam a aplicar a vacina bivalente contra a Covid-19 nesta segunda-feira (27), mas são 11 municípios, ao todo, que iniciaram a imunização nessa data. Esta reportagem foi atualizada às 13h08.]

Os municípios do Grande Recife onde a vacinação bivalente contra a Covid-19 tem início nesta segunda-feira (27) são:


Abreu e Lima: em todos os postos de saúde da cidade, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Araçoiaba: no Centro de Vacinação, que fica na Rua José Luiz Silva, 895, ao lado da delegacia, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Camaragibe: nas 45 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h; e no posto de vacinação montado no Camará Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 15h.
Igarassu: no shopping de Igarassu, de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h; e na Unidade de Saúde Capitão Felipe, em Cruz de Rebouças, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Ipojuca: em todos os postos de saúde e nas policlínicas do município, de segunda a sexta, das 8h às 15h.
Itapissuma: nas 11 Unidades de Saúde da Família, de segunda a sexta, das 8h às 15h.
Jaboatão dos Guararapes: para agendar e saber o local de vacinação, é preciso entrar no aplicativo "De olho na consulta" ou no site.
Moreno: de segunda a sexta, das 8h às 16h, no Centro de Vacinação na Praça da Bandeira, no Centro da cidade; e das 8h às 14h, no Posto Enfermeiro Braz, no Loteamento Bonança I.
Olinda: nas policlínicas João Barros Barreto e São Benedito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; no Shopping Patteo, Piso L2, de segunda a sábado, das 9h às 17h; e, a partir da quarta (1º), nas unidades de saúde do município, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Paulista: em todas as unidades básicas de saúde do município, conforme cronograma disponível na internet.
São Lourenço da Mata: no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Vila do Reinado, de segunda a sábado, das 8h às 12h.


Nas cidades listadas acima, com exceção de Jaboatão dos Guararapes, não é preciso agendar para receber a vacina bivalente contra a Covid-19 (veja vídeo acima).

No Cabo de Santo Agostinho, a imunização bivalente é realizada no Shopping Costa Dourada, de segunda a sexta, das 11h às 18h; aos sábados, das 10h às 18h; e aos domingos, das 12h às 18h. Não é necessário agendamento.

Em Itamaracá, a imunização bivalente contra a Covid-19 começa na terça-feira (28), de acordo com a prefeitura. Em todas as dez unidades de saúde do município, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Não é necessário agendamento.


Para se vacinar na capital pernambucana, é necessário fazer o agendamento através do aplicativo ou site do Conecta Recife. A vacinação acontece em oito locais:

1-Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, na Zona Oeste;
2-Policlínica Clementino Fraga, no Vasco da Gama, na Zona Norte;
3-Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura, na Zona Sul;
4-Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, na Zona Norte;
5-Shopping Recife, em Boa Viagem, na Zona Sul;
6-Shopping Boa Vista, na Boa Vista, no Centro;
7-Shopping RioMar, no Pina, na Zona Sul;
8-Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, no Centro.


Quem pode receber o reforço
A vacina bivalente da Pfizer protege contra as cepas originais do coronavírus e as variantes ômicron, BA.4 e BA.5 do Sars-CoV-2. Para receber o reforço, é preciso ter intervalo igual ou superior a três meses da conclusão do esquema anterior e integrar os grupos elegíveis, que incluem pessoas a partir de 12 anos.

Nesta primeira fase da vacinação bivalente, podem receber o imunizante bivalente:

-Idosos a partir de 70 anos;
-Imunocomprometidos a partir de 12 anos;
-Pessoas que vivem em instituições de longa permanência (abrigos) e em residência inclusiva, além dos trabalhadores desses locais;
-Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
-Essa vacina para reforço vem para a população com prioridade, que é essa população que, quando adoece complica mais e morre mais. ---Depois dessa população de 70 anos ou mais, nós vamos vacinar as gestantes e puérperas, os trabalhadores da saúde, a população entre 60 e 69 anos, e as pessoas com deficiência permanente", disse a ------superintendente de imunização de Pernambuco, Ana Catarina Melo.

Ela também falou sobre a importância da vacinação. "Estamos em um momento de circulação do vírus, por isso que, neste momento, vamos vacinar os grupos prioritários com uma vacina que tem a variante ômicron para proteger e deixar os anticorpos ainda mais altos, para o período de sazonalidade, que estamos nele, a população esteja protegida e evite a complicação e o óbito", disse Ana Catarina.