Aqueles que se cadastraram erroneamente no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais poderão utilizar esta novidade. Confira!

O Cadastro Único (CadÚnico) é a porta de entrada para diversos programas sociais, dessa forma, é necessário que as famílias de baixa renda estejam inscritas de forma correta e com os dados atualizados na plataforma.

Antes do relançamento do programa de cunho social Bolsa Família, o Governo Federal decidiu fazer uma limpeza nos cadastros, tendo em vista o alto número de famílias unipessoais, ou seja, de uma só pessoa, não condizente com a realidade.

Diversos brasileiros acabaram por se cadastrar como alguém que mora só, quando na verdade ainda reside com a família, como forma de receber o benefício dobrado.


No entanto, essa prática é errada e tira a oportunidade de outras pessoas que precisam do benefício. Diante dessa problemática, a limpa na plataforma começou a ser efetuada.


Como forma de possibilitar que essas pessoas com cadastros irregulares excluam seus dados do sistema de forma voluntária e sem a necessidade de intervenção, haverá a opção para que essas pessoas solicitem a exclusão do cadastro irregular.

A solicitação da exclusão dos dados será fácil, sendo necessário utilizar apenas o site ou o aplicativo do CadÚnico. Mas é importante ressaltar que só poderão ser feitos os pedidos de segunda a sexta, das 7h às 21h.


Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social:

“O objetivo é estimular a saída voluntária do Cadastro Único de quem foi induzido a se inscrever de forma incorreta para receber o Auxílio Brasil, antigo programa de transferência de renda do Governo Federal, apenas para cadastros unipessoais.“

Após apagar os seus dados e, consequentemente, o seu cadastro perante a plataforma, é possível que esse cidadão se encaminhe a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e se inclua no Cadastro Único de sua família, da forma correta.

Como excluir um cadastro irregular?

Será necessário acessar o portal do Cadastro Único ou o aplicativo, depois selecionar a opção “consulta completa”. Faça o log-in com a sua senha já cadastrada e o seu CPF e clique em “continuar”.

Depois disso, é necessário clicar na seta que indica a ação de “voltar”. Encontre o botão vermelho que dirá “cancele o seu cadastro”. Após confirmar, seus dados serão excluídos do CadÚnico.

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