O programa Minha Casa, Minha Vida está de volta e alguns documentos são exigidos para ser aprovado no programa, confira quais são eles.

O programa Minha Casa, Minha Vida consiste em um programa de habitação federal brasileiro que foi criado em março de 2009, durante o governo Lula. O programa tem como objetivo subsidiar a aquisição da casa ou apartamento próprio para as famílias que possuam renda de até 1,8 mil e ainda facilitar as condições de acesso ao imóvel de acordo com o valor do imóvel e a renda familiar.

Apenas em 2018, a Caixa Econômica Federal afirmou que 14,7 milhões de pessoas já haviam comprado um imóvel através do programa. Já em janeiro de 2021, entrou em vigência o programa Casa Verde e Amarela, durante o governo de Jair Bolsonaro, que substituiu o programa anterior.

Com o retorno do presidente Lula para o seu terceiro mandato na presidência da República neste ano, o programa voltou a se chamar Minha Casa, Minha Vida e ainda conta com algumas mudanças. Portanto, confira a seguir quais são os documentos necessários para ser aprovado no programa.

Novidades do Minha Casa, Minha Vida 2023

Em fevereiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou com o programa Minha Casa, Minha Vida, após ter sido substituído pelo programa Casa Verde e Amarela durante o governo de Jair Bolsonaro. Dessa forma, agora as famílias de baixa renda poderão voltar a financiar os imóveis com parcelas de baixa custo e novas condições.

As famílias que podem financiar a casa própria por meio do programa são aquelas cujo rendimento mensal não ultrapasse R$ 8 mil. Além disso, as taxas de juros e o valor das parcelas mensais são diferentes em cada caso. O intuito é que o valor pago por mês não comprometa o orçamento mensal da família.

Anteriormente, as famílias participantes poderiam financiar apenas casas e apartamentos novos, contudo, agora o foco será a compra de imóveis usados. Os imóveis que funcionam como pontos comerciais não vão participar do financiamento do Minha Casa, Minha Vida.

Vale ressaltar também que além das moradias já prontas, ainda existe a possibilidade de comprar um dos imóveis construídos pelo governo em parceria com as prefeituras de cada localidade. A partir deste ano, o governo Lula também procurou investir em um projeto que viesse alavancar esse mesmo programa.

Dessa forma, já foram anunciadas algumas novidades, como as seguintes:

Subsídios de até 95% (cerca de R$ 170 mil) para os imóveis financiados na faixa 1;

Primeira faixa de R$ 140 mil para imóveis urbanos e R$ 60 mil para rurais;

Imóveis novos e usados;

Aluguel social de imóveis nas cidades;

Provisão de lotes urbanizados;

Melhoria habitacional.

Documentos necessários para aprovação no programa

Os documentos necessários para ser aprovado no Minha Casa, Minha Vida são os seguintes:

CPF;

CNH;

RG;

Certidão de Nascimento;

Certidão de Casamento;

Carteira de Trabalho;

Holerites referentes aos três últimos meses trabalhados;

Declaração de IR mais recente, caso solicitado;

Comprovante de residência.

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