Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) fez previsão para a virada do dia 31 para 1º de janeiro.
A virada do ano em Pernambuco deve ser marcada por pancadas de chuva, mas o fenômeno não deve durar a noite toda, de acordo com a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A tendência deve se repetir em quase todo o país. Na capital, haverá shows e queima de fogos nos bairros do Pina e Boa Viagem, na Zona Sul.
No sábado (31), a agência prevê chuvas entre fraca e moderada no Recife e em quase todo o estado (apenas no Sertão do São Francisco a chuva será fraca). Com isso, é esperado que chova entre 10 e 30 milímetros durante o dia.
"A gente está com um vórtice ciclônico de altos níveis, o VCAN. Ele está atuando aqui no estado já há alguns dias. E deve estar atuando no dia 31 também", explica o meteorologista da Apac Romilson Ferreira.
Segundo ele, Pernambuco já está há alguns dias com as condições favoráveis para chuva. "Só que essa chuva deve ser rápida. É uma chuva em forma de pancada, que não fica nublado o dia todo. Depois abre. Mesmo que essa pancada possa ser um pouco mais forte", afirma.
Segundo Romilson, o ponto positivo é que a chuva não deve durar toda a noite. Em compensação, ele diz que o fenômeno pode acontecer em qualquer ponto do estado.
A mesma orientação vale para o domingo (1º), data em que muitas pessoas aproveitam o feriado para ir à praia.
"Eu diria que o dia 1º está com um pouco mais de chance de chover. Mas também chuva de pancada. Não é aquele cenário que fique o dia todo nublado. Eu não acredito que atrapalhe a vida de nenhum banhista, mas tabém não deve ser um domingo só de sol", alerta o meteorologista.
Apesar das previsões serem baseadas em cálculos matemáticos e nos fenômenos meteorológicos atuais, Romilson lembra que elas são mais precisas a medida que se aproxima do dia. Por isso, sugere que as pessoas sigam atentas a possíveis alertas da Apac.
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!