O novo RG está sendo emitido desde março de 2022. Sendo assim, os brasileiros já têm acesso ao documento a quase um ano.
O novo RG é válido desde março de 2022. A saber, a sua criação tem o propósito de unificar os principais documentos brasileiros em apenas um. Dessa forma, as informações do INSS, certidão de nascimento e casamento, carteira de trabalho, CNH e CPF estão todas reunidas neste novo documento. Porém, por ainda ser uma novidade, muitas pessoas têm dúvidas em relação a sua emissão. Afinal, o novo RG precisa ser emitido antes de 2023?
A saber, mesmo que este documento esteja disponível digitalmente, em um aplicativo de celular, ele ainda possui sua versão física. Sendo assim, é preciso ir até à unidade responsável da sua cidade para emiti-lo. Para saber tudo sobre o novo RG, confira o texto na íntegra.
Como emitir o novo RG?
Primeiramente, falaremos sobre como emitir, de fato, este novo documento. A saber, ele só está disponível para quem já tem o cadastramento biométrico na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN). Esse cadastro pode ter sido feito pela Justiça Eleitoral ou por outros institutos de identificação.
Caso você já tenha o cadastro biométrico, é necessário instalar o aplicativo do Gov.br para realizar agendamento para a emissão. Baixe o app por meio dos links abaixo:
Após abrir o aplicativo, você deverá preencher o pré-cadastro. Neste, é necessário informar o CPF, nome, filiação, data de nascimento, endereço de e-mail, número do telefone e senha de sua escolha.
Depois, basta finalizar a solicitação no ponto de atendimento disponível, seja este físico ou virtual. Ademais, os novos RGs são distribuídos pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.
Veja também: O que muda no novo RG? Todos os brasileiros são obrigados a atulizar o documento?
Novo RG precisa ser emitido antes de 2023?
O novo RG já está disponível para os brasileiros desde março de 2022. Ou seja, os cidadãos tiveram quase um ano para emiti-lo, antes da chegada do novo ano. Sendo assim, surge a dúvida se é ou não necessário emitir esse documento antes de 2023. E, caso seja necessário, qual a punição para quem não realizar isto.
A saber, não é preciso preocupar-se, pois não há um prazo de unificação do documento. Ou seja, os cidadãos não precisam necessariamente procurar pela emissão do novo RG antes de 2023 ou o mais cedo possível. Inclusive, alguns estados nem mesmo tem a opção de renovação do RG no novo formato. Os órgãos responsáveis têm ainda até 6 de março de 2023 para atualizar os sistemas e, dessa forma, obrigatoriamente emitir as carteiras de identidade no novo formato.
Sendo assim, você pode emitir o novo RG apenas quando seu antigo documento expirar. Este varia conforme a idade do indivíduo. Para crianças de até 11 anos, a validade do documento é de 5 anos. Ademais, para pessoas que têm entre 12 e 59 anos, o prazo de validade é de 10 anos. Por fim, para os cidadãos que possuem acima de 60 anos, não é preciso renovar a carteira contanto que ela permaneça em bom estado. Dessa forma, fique atento ao prazo de validade do seu RG para, após a expiração, emitir o documento no novo modelo.
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!