Unidade destinada ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica fica na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, no bairro de Casa Caiada.



Olinda passou a contar, a partir desta segunda-feira (27), com uma Delegacia da Mulher, voltada para o atendimento de vítimas de violência doméstica nesse município do Grande Recife. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


A nova unidade fica na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, no bairro de Casa Caiada. Ela tem duas salas para registro de boletim de ocorrência, quatro cartórios, uma sala de medidas protetivas de urgência, dois alojamentos, uma sala de escuta especializada, brinquedoteca e sala de capacitação.

Segundo a Polícia Civil, em situação de emergência, a orientação é ligar para o 190. De acordo com o governo de Pernambuco, com essa inauguração, o estado totaliza 12 delegacias especializadas no atendimento a mulheres vítimas de violência.

Além dessas unidades, Pernambuco disponibiliza o serviço gratuito de Ouvidoria Estadual da Mulher, que pode ser acionada através de uma ligação gratuita para o telefone 0800-281-8187. Por meio desse canal, é possível obter orientações sobre violência doméstica e outros crimes durante 24 horas por dia.

Nos municípios sem delegacia especializada, a população é orientada a procurar outra delegacia de plantão para prestar queixa de crimes contra as mulheres, segundo o governo.


De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), desde janeiro de 2022 até maio deste ano, foram registrados 34 feminicídios, crime que ocorre quando a mulher é morta por questão de gênero. No mesmo período do ano anterior, Pernambuco registrou 46 crimes desse tipo.

No Centro do Recife, existe a Delegacia da Mulher localizada na Praça do Campo, no bairro de Santo Amaro, ao lado do Serviço Social do Comércio (Sesc). Em Jaboatão dos Guararapes, a unidade especializada fica na Estrada da Batalha, no bairro de Prazeres.


Já em Paulista, a delegacia fica na Rua Francisco Santiago da Costa, no Centro do município. No Cabo de Santo Santo Agostinho, a delegacia fica na BR-101, no bairro de Pontezinha.


Além das delegacias, o Centro de Referência Clarice Lispector fica na Rua Doutor Ferreira, 122, em Santo Amaro, e oferece atendimento especializado durante 24 horas através do WhatsApp. O número para contato é (81) 99488.6138.


O espaço administrado pela Secretaria da Mulher do Recife funciona há 20 anos e oferece serviços de psicologia, assistência social e assistência jurídica a mulheres que estão no ciclo de violência doméstica.

g1.globo.com/pe/pernambuco