Se você quer economizar na conta de energia, confira as nossas dicas.

 


 

A ordem atual é economizar energia. E não apenas pelo preço desse serviço, que está nas alturas, mesmo sem aquelas bandeiras todas que encarecem o fornecimento.

 

Economizar energia é sinônimo de consciência em relação ao meio ambiente. Por isso, até mesmo aquele carregador de celular que passa o dia todo na tomada vai impactar na sua conta de luz, por mais inocente que ele possa parecer.

 

Como economizar?

Uma situação que se cristalizou durante o confinamento em razão da covid-19, o home office serviu e ainda serve para que fiquemos atentos à economia de energia elétrica em nossas casas.

 

Pode ser que nossos conhecimentos sobre essa economia estejam defasados. Por isso, vamos a um exercício de certo e errado em relação ao tema.


Modo stand by economiza? NÃO: Sabe aqueles equipamentos com uma luzinha de stand by? Pois é, se você acha que eles não consomem energia mesmo quando não estão em uso, achou errado. Consomem e muito. É o caso de TVs, micro-ondas. Seu consumo pode representar até 20% de seu gasto mensal com energia elétrica. Como evitar? Tirá-los da tomada pode significar prejuízo maior, como é o caso das geladeiras. Mas o mercado também possui tomadas inteligentes, que vão ajudar bastante nesse trabalho.

Equipamentos em 220 V economizam? NÃO. A tensão elétrica de 220V ou 110V em nada vai contribuir para sua economia de energia. Preocupe-se com a potências de seus equipamentos e o seu tempo de uso durante o dia.

Lâmpadas inteligentes economizam? SIM: Essa é uma verdade. As lâmpadas de LED são mais econômicas. Há também no mercado sensores de presença que ligam ou desligam a iluminação de acordo com a movimentação no interior da casa.

Carregador de celular na tomada gasta energia? SIM: É melhor tirar seu carregador da tomada se ele não estiver em uso, caso contrário ele consumirá energia.

Geladeira é a que mais consome? SIM: Ocorre que geladeira não pode ficar desligada. O que fazer? Regular o termostato é uma alternativa. Em dias de frio e geladeira mais vazia, termostato em função média. Não coloque alimentos quentes na geladeira nem abra e feche a porta o tempo todo. Não há motor que aguente. Há no mercado diversas opções de geladeiras inteligentes ou recursos inteligentes que podem funcionar via aplicativo.

 

Quem passa roupa aos poucos gasta menos? NÃO: Pode parecer um pouco desanimador, mas a melhor forma de passar roupa é acumular o maior número de peças e passá-las de uma vez só. Uma dica: ferros a vapor consomem menos energia, segundo o Inmetro. O mercado oferece ferros a vapor inteligentes.

O ar-condicionado em temperatura ambiente consome menos? SIM: Mantenha o ar-condicionado em torno dos 23º. Qualquer temperatura abaixo dessa, mesmo nos dias de calor intenso, vai significar sobrecarga do equipamento e, consequentemente, maior consumo.

pronatec.pro.br