Foi o tempo que as tilápias eram criadas somente em grandes tanques em sítios e pesqueiros. Atualmente, é possível ter uma criação de tilápias em caixa d’água gastando pouco. É o que nós do Blog My Pet do Folha Go vamos te contar hoje mesmo, dia 15 de Fevereiro. Então, confira agora mesmo o passo a passo!

-----------------------------------------------------------------------------



Criação de tilápias em caixa d’água passo a passo

Bom, vamos começar pelos materiais. Você vai precisar de uma caixa d’água – de preferência de 1000 litros -, 3 tambores plásticos de 80 litros cada, algumas conexões, canos, registros e flanges e, por fim, um motor d’água.


Nivele o solo da caixa d’água e os tambores

Então, nivele por cima cima a caixa d’água e os 3 tambores. Eles funcionarão como sistemas de filtragem, 1 decantador – mantem os dejetos dos peixes no fundo e a água mais limpa em cima -, o tambor 2 é o filtro e o terceiro e último tambor é o reservatório da água onde ficará o motor.

Conecte a caixa d’água aos tambores

Então, conecte a caixa d’água ao primeiro tambor com canos na área mais baixa da caixa e do tambor, coloque uma tela para que os peixes não sejam sugados. A ideia é levar a água mais suja –  a do fundo da caixa – para o decantador. Ainda assim, conecte o primeiro tambor ao segundo e o segundo ao terceiro – onde ficará o motor -conectando-os com canos próximo a superfície da água.


Por fim, coloque água até cobrir as conexões próximas a superfície, ligue o motor e veja se tudo funciona bem sem transbordar.


Cuidado com as tilápias

Utilize um produto para tirar o cloro da água, com os peixes em um saco com água, acostume-os na nova temperatura por cerca de 15 minutos e, só então, solte-os na caixa d’água. É importante que a água que entra de volta para a caixa seja bem oxigenada, para isso, utilize um venturi – pesquise a respeito -.


Por fim, alimente diariamente suas tilápias com farelos e/ou rações específicas com boa dose de proteína. Em média, em todo esse sistema você irá gastar pouco mais de 1500 reais. Contudo, vale muito a pena, pois você pode criar para consumo próprio ou até para venda!

folhago.com.br