General assumiu comando do país em 20 ocasiões durante o mandato. Com candidatura ao Senado, não poderá mais exercer presidência interina


O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), pode ter ficado no comando do país pela última vez na semana passada, quando Bolsonaro visitou a Rússia e a Hungria. Isso porque Mourão anunciou que deve lançar candidatura para o Senado nas eleições deste ano.

A lei estabelece que vices (vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito) que disputarão outros cargos não precisam deixar o mandato, mas não podem substituir o titular nos seis meses anteriores ao pleito. Como a eleição será em 2 de outubro, o general não poderá assumir a presidência interina a partir de 2 de abril.


Mourão ficou uma semana à frente da República enquanto Bolsonaro foi à Rússia e à Hungria. Ao longo de todo o período de governo, o general exerceu a Presidência ao menos 20 vezes.


Algumas dessas ocasiões ocorreram em razão de viagens internacionais ou quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado para tratar problemas de saúde provenientes da facada que levou em 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais, durante campanha eleitoral.

Veja as ocasiões em que Mourão exerceu a Presidência da República:

 metropoles.com