Roubo aconteceu na noite da quinta-feira (14), perto da ponte da Rua Arquiteto Luiz Nunes, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. Assaltante foi preso.
Assaltante flagrado no momento em que fez abordagem à ciclista no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife — Foto: Roque Santana/Acervo pessoal
VÍDEO DO ASSALTO:
g1.globo.com/pe/pernambuco/video/ciclista
Uma câmera acoplada no capacete de um ciclista flagrou o momento em que um homem armado o assaltou e levou a bicicleta em que estava pedalando. O roubo aconteceu na noite da quinta-feira (14), no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife (veja vídeo acima).
O assaltante é um homem de 21 anos que foi preso por policiais da Delegacia de Afogados e foi encaminhado para audiência de custódia, de acordo com a Polícia Civil. O g1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Pernambuco para saber o resultado da sessão, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Apesar do susto, o ciclista não ficou ferido. Segundo o militar da reserva da Marinha Roque Santana, de 52 anos, o assalto ocorreu após ele passar pela ponte da Rua Arquiteto Luiz Nunes, após se afastar de um grupo de pedalada que se encontra todas as terças e quintas para andar de bicicleta, à noite, na capital pernambucana.
Assaltante flagrado no momento em que fez abordagem à ciclista no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife — Foto: Roque Santana/Acervo pessoal
"Eu tinha me afastado um pouco do grupo porque alguns integrantes precisaram parar para calibrar os pneus. Quando vi, o cara já estava na minha frente com a arma apontada", contou.
A cada passeio, o grupo de pedalada faz um itinerário diferente. Na quinta-feira (14), os ciclistas haviam saído do bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, e seguiam para o bairro de San Martin, na Zona Oeste da cidade.
No vídeo gravado pelo ciclista, é possível ver o momento, às 20h57, em que o assaltante, vestido com uma camisa preta, short bege, chinelos e sem usar máscara de proteção contra a Covid-19, pula na frente do ciclista e anuncia o assalto.
O assaltante, que está com a arma em punho, empurra o militar e fala para a vítima soltar a bicicleta. Logo em seguida, sai pedalando na bicicleta que acabou de roubar (veja vídeo acima).
Roque contou que pedala desde 2015 e, até então, não tinha sido vítima de nenhum assalto durante a atividade. Ele também disse que sempre utiliza uma pequena câmera no capacete, como medida de segurança para flagrar possíveis problemas que podem ocorrer no caminho.
Momento em que assaltante vai embora com a bicicleta roubada na noite da quinta-feira (14) — Foto: Roque Santana/Acervo pessoal
"Eu nunca tinha sofrido, mas a gente tem grupos no WhatsApp em que sempre circulam informações de assaltos a ciclistas, muitos deles em pontes mesmo, como a Motocolombó [também em Afogados, na Zona Oeste] e a do Cabanga [no Cabanga, na Zona Sul]", disse.
Após o assalto, ele contactou o grupo e registrou um boletim de ocorrência. Segundo Roque, a bicicleta foi localizada por policiais militares. "Estou para ir pegá-la hoje [sexta-feira, dia 15] à tarde com o policial que a localizou", declarou.
Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que a bicicleta foi encontrada por agentes do 16° Batalhão. Também disse que o policiamento nessa área "vem recebendo reforço de efetivo com as operações Sossego e Zodíaco, que empregam unidades especializadas e efetivos de Jornada Extra de Segurança, onde realizam incursões no bairro de forma diferenciada, inibindo a ação delituosas".
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!