Assessora de vereador por 17 anos, Josineide era bastante atuante na cidade e agia para que os pleitos da comunidade fossem atendidos.
Vídeos de uma câmeras de segurança registraram o momento em que uma assessora parlamentar cai de uma moto logo após levar tiro em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Josineide Victor dos Santos, de 38 anos, estava na estrada que liga os bairros de Caiçara e Pirituba quando foi baleada. O enterro dela causou comoção no município (veja vídeo acima).
Assessora do vereador Novo da Banca (Republicanos) por 17 anos, Josineide era bastante atuante na cidade e agia para que os pleitos da comunidade fossem atendidos. Pessoas chegaram em carros e ônibus para o velório e o enterro de Josineide.
"Aqui vai ser um posto médico, uma luta dela. Ali, o campo foi um pedido dela. O prefeito vai fazer. Ela era uma liderança na comunidade", destacou o vereador.
Josineide Victor dos Santos, de 38 anos, ao lado do vereador Novo da Banca (Republicanos) — Foto: Novo da Banca/Acervo pessoal
Novo da Banca também disse que Josineide sofria ameaças de morte por ligações e mensagens no WhatsApp. Ela afirmou que a assessora chegou a registrar um Boletim de Ocorrência denunciando.
O vereador fez um apelo ao secretário de Defesa Social, Humberto Freire, pedindo atenção ao caso. "Quando ela foi ameaçada, ela deu parte e o celular dela está retido na delegacia. Tem boletim registrado", reforçou.
Marcielle Santana contou que também chegaram ameaças nos telefones dos familiares de Josineide — Foto: Reprodução/TV Globo
A sobrinha da assessora, Marcielle Santana, contou que também chegaram ameaças aos telefones dos familiares de Josineide.
"A mais agressiva, que foi a última, veio diretamente para o celular da minha mãe. Dizia 'avise a sua irmã que a qualquer momento foi pegar ela'. Ela se sentia intimidada, com medo, por conta dessas mensagens que vinha recebendo. E não foi a primeira vez", lembrou.
Despedida
A Câmara Municipal decretou três dias de luto em nome da assessora falecida. O enterro de Josineide, realizado no Cemitério São Sebastião, na área central de Vitória de Santo Antão, causou comoção na cidade. Centenas de pessoas esperam o corpo esperar no cemitério do lado de fora, com um carro de som (veja vídeo acima).
As pessoas chegaram em carros e até ônibus para acompanhar a despedida. O velório, realizado em uma capela do Sítio Gameleira, também reuniu centenas de pessoas e provocou aglomeração.
O crime
Josineide não trabalhava presencialmente no gabinete às quartas-feiras. Ela havia ido à casa dos pais, que moram na zona rural do município, no bairro de Sítio Gameleira, e quando o crime aconteceu estava retornando para a casa onde morava, no bairro de Vila Cenira, na área central de Vitória de Santo Antão.
A Polícia Civil informou que um inquérito foi aberto para investigar a motivação do crime e os envolvidos. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!