Em Paulista, a imunização foi ampliada para pessoas com 50 a 54 anos que têm doenças pré-existentes. Em Camaragibe, oito novos grupos foram incluídos no plano de vacinação.
Os municípios de Paulista e de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, anunciaram, nesta quarta-feira (19), a ampliação dos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19.
Moradores de Paulista com idade entre 50 e 54 anos e que têm comorbidades (veja lista completa mais abaixo) podem fazer o agendamento da imunização. Em Camaragibe, oito novos grupos de pessoas com doenças pré-existentes podem se vacinar (confira detalhes no final desta reportagem).
Saiba como se vacinar no Grande Recife
Veja os dados da pandemia por cidade
Confira média móvel da Covid-19 por estado
Após o agendamento ter começado na terça-feira (18), Paulista iniciou a imunização desse grupo nesta quarta-feira (19). No caso de Camaragibe, o agendamento foi iniciado nesta quarta-feira (19) e a imunização começa na quinta-feira (20).
Paulista
Em Paulista, o agendamento deve ser feito na internet ou pelo aplicativo Cidadão Digital, disponível para download na página inicial do site da prefeitura. De acordo com a gestão municipal, é necessário comprovar a declaração de comorbidade através de laudo médico.
No mesmo site, foi disponibilizado um formulário, que pode ser utilizado como comprovação da comorbidade. O laudo médico ou o formulário precisam ser carimbados e assinados por um médico e devem ser anexados durante o cadastro e apresentados no dia da vacinação. No caso de pessoas com Síndrome de Down, esse procedimento não é necessário.
Paulista conta com sete pontos de vacinação (veja lista mais abaixo) que funcionam das 9h às 16h. No ato da imunização, é necessário apresentar o documento que comprove a comorbidade, RG, Cartão SUS e comprovante de residência.
Ainda de acordo com a prefeitura, a vacina utilizada nesse grupo é a AstraZeneca/Oxford, que requer uma segunda aplicação após um intervalo de três meses.
Paulista, assim como outros municípios da Região Metropolitana, tem enfrentado problemas com a imunização dos moradores, após a falta de doses de CoronaVac. Alguns deles relataram que estão com a segunda dose atrasada, recomendada para 28 dias após a primeira.
Na segunda-feira (17) houve protesto em frente à sede da Secretaria de Saúde da cidade (veja vídeo abaixo). O município relatou que há um déficit de oito mil doses para completar a imunização daqueles que já receberam a primeira dose da CoronaVac.
Confira, abaixo, a lista de comorbidades contempladas no esquema de vacinação em Paulista:
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistentes e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronárias
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, dos grandes vasos e fissuras arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Doenças cerebrovasculares
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Pacientes oncológicos com tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses
Hemoglobinopatia grave
Cirrose hepática
Obesidade mórbida
Os locais de vacinação em Paulista são:
Centro Administrativo: Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222 - Maranguape I
Drive-thru da Aurora: Rua da Aurora - Centro
Clube Municipal de Paratibe: Rua Dr. José Mariano, s/n - Paratibe
Igreja de Nossa Senhora de Ó: Avenida Dr. José Cláudio Gueiros Leite, 7113
Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup): Rua Dr. José Claudio Gueiros Leite, 3580 - Janga
Drive PE-22: antigo núcleo do BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha
Clube Municipal do Nobre: Rua do Nobre, s/n
Camaragibe
No município de Camaragibe, a vacinação foi ampliada para os seguintes grupos de pessoas que possuem doenças pré-existentes:
Pessoas com hipertensão e diabetes com idade a partir de 40 anos
Pacientes com câncer
Imunossuprimidos
Asmáticos
Deficientes físicos do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Pessoas com pneumopatias crônicas graves
Pessoas com anemia falciforme
Pacientes com cirrose hepática
No caso dos últimos sete grupos listados, pessoas a partir 18 anos podem receber a imunização. É necessário fazer um cadastro na internet ou através do Disque Vacina, nos números (81) 99945-4405 e (81) 2129-9570, das 8h às 15h.
Após o cadastro, um agente de saúde deve entrar em contato com o morador para informar local, data e hora da imunização, segundo a prefeitura. Ainda segundo a gestão municipal, quem já tiver cadastro no sistema público de saúde precisa apenas aguardar o contato da equipe de saúde. No ato da imunização, é necessário apresentar um documento que comprove a comorbidade.
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!