G1 lança, nesta terça (18), a ferramenta 'O Voto dos Vereadores', que mostra como cada parlamentar se manifestou sobre as pautas em cinco cidades.
Câmara Municipal do Recife - Casa de José Mariano — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
A Câmara Municipal do Recife tem, ao todo, 39 vereadores. Na atual legislatura (2017-2020), a Casa de José Mariano tem sido marcada por projetos polêmicos, como aumento de 29,7% nos próprios salários, regulamentação de transporte por aplicativo e obrigatoriedade de ares-condicionados nos ônibus que circulam na capital. Nesta terça (18), o G1 lança o projeto “O Voto dos Vereadores”, que mostra como cada parlamentar se manifestou sobre as pautas em cinco cidades.
Saiba como votaram os vereadores do Recife
Dos 39 vereadores do Recife, seis deixaram o mandato na atual legislatura. Cinco deles o fizeram para assumir cargos de deputados e um, Carlos Gueiros (PSB), morreu em novembro de 2019, aos 79 anos, após complicações cardíacas.
Entre os projetos que se tornaram leis estão, ainda, a licença paternidade de 25 dias para servidores municipais, o Marco Legal da Primeira Infância, o Dia da Família Recifense e a proibição de pichação e regulamentação da atividade de grafitagem, que sofreram amplo debate público.
O objetivo deste projeto é facilitar o acesso aos dados de votações e permitir o acompanhamento do trabalho do Legislativo, com maior transparência. Para isso, a ferramenta oferece uma navegação pelas proposições analisadas no plenário das Casas e também pela ficha de votações de cada vereador.
É possível, por exemplo, usar o filtro para encontrar apenas os vereadores que votaram a favor ou contra determinado projeto. Ou apenas aqueles que estiveram ausentes naquela votação.
Transparência
No Recife, os resultados das votações nominais são publicados no Diário Oficial da Câmara Municipal, através das atas das sessões específicas em que eles ocorreram. No entanto, os dados não saem necessariamente na edição seguinte ao dia da votação, o que torna a busca por essas informações mais difícil.
Por isso, é necessário procurar as informações em variadas edições da publicação. Em alguns casos, houve projetos que tiveram a ata de reunião publicada até mais de dois meses depois da sessão.
Depois disso, ainda é preciso procurar a lista de vereadores em exercício para identificar quem estava ausente na votação, já que, nem sempre, os parlamentares justificam suas faltas, ou mesmo porque, em alguns casos, apesar de presentes no início das sessões, há pessoas que não permanecem em todas as votações.
O projeto
As páginas especiais reúnem dados de Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, além do Recife. A ferramenta para o monitoramento do Legislativo municipal é uma ampliação das páginas especiais "O voto dos deputados" e "O voto dos senadores", lançadas pelo G1 em 11 de maio de 2019 e atualizadas sempre que há alguma votação relevante no Congresso.
O projeto "O voto dos vereadores" traz um balanço do trabalho do Legislativo municipal ao selecionar as proposições mais importantes e mostrar como cada vereador se posicionou. Para isso, o G1 acessou Diários Oficiais, notas taquigráficas, PDFs escaneados, entre outros, para coletar os posicionamentos em cada votação.
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!