Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (10), Geraldo Julio (PSB) reafirmou a importância de ficar em casa: 'Esse é o melhor caminho na busca do retorno a uma vida normal'.
Prefeito do Recife alerta para risco de queda do isolamento social ...
Geraldo Julio faz alerta para risco de quebra de isolamento social no Recife


Em pronunciamento em vídeo nesta quarta-feira (10), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), pediu que a população da capital pernambucana saía de casa apenas para ir ao trabalho ou comprar mantimentos para a família devido à pandemia do novo coronavírus. “Se todos passarem a sair de casa normalmente, o número de pessoas doentes vai aumentar, e tudo voltará a ser fechado para evitar o colapso da saúde”, disse.
Segundo o prefeito, é preciso manter os cuidados contra a Covid-19 neste momento de retomada gradual das atividades. “Vamos viver essa nova etapa com a mesma atitude coletiva que tivemos para fazer a doença parar de crescer e começar a cair. É muito importante ficar em casa. Esse é o melhor caminho na busca do retorno a uma vida normal. É uma esperança e ela depende do comportamento de todos”, declarou.
"Temos centenas de vagas disponíveis para internação", disse o prefeito sobre hospitais de campanha no Recife — Foto: Everaldo Silva/TV Globo

De acordo com a prefeitura, o Recife alcançou, nesta quarta-feira (10), a marca de 10 mil atendimentos e 1,5 mil altas de pacientes nos sete hospitais de campanha construídos para atender pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19 e em outras duas unidades que têm leitos municipais para pessoas com a doença. O município conta com 910 leitos ativos para pacientes com o novo coronavírus, sendo 228 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 682 de enfermaria.

Ainda segundo a administração municipal, foram registradas mais de 3.200 internações, contratados 4.172 profissionais e adquiridos mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares e mais de 3,5 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). No vídeo publicado na internet, Geraldo Julio contou que a situação do Recife é diferente do cenário nacional nesta pandemia.


“O Brasil, sem unidade nem um plano nacional, vem tendo um baixo desempenho no enfrentamento à pandemia. Todos os números são crescentes, e a comunidade científica demonstra grande preocupação com o país. A imprensa tem demonstrado que algumas cidades e estados onde os números ainda são crescentes retomaram equivocadamente as atividades. As consequências virão com os colapsos dos sistemas de saúde nesses lugares. Aqui estamos em situação completamente diferente. Os números de Pernambuco estabilizaram e iniciaram a queda. No Recife, essa redução começou antes e já é mais rápida”, afirmou.
Desaceleração da curva de contágio
Em entrevista coletiva pela internet na manhã desta quarta-feira (10), o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, informou que a curva de contágio da Covid-19 foi achatada e está em processo de desaceleração na cidade. Entretanto, ele reforçou que essa queda não significa que o distanciamento social deva ser reduzido (veja vídeo acima).

Covid-19 em Pernambuco

Foram confirmados, nesta quarta-feira (10), 925 novos pacientes com a Covid-19 em Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, também foram registrados mais 78 óbitos. Com isso, o estado passou a totalizar 41.935 casos e 3.531 mortes de pessoas com o novo coronavírus, números que começaram a ser contabilizados no início da pandemia, em março.
Foi visto aqui g1-globo-com