Estes utilizam dos dados de adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas para tomarem decisões sobre a concessão de crédito. As análises realizadas detalham não apenas os comportamentos da população, mas também do mercado financeiro.
Isso porque a maioria das instituições financeiras utiliza os dados disponibilizados por essas entidades como um parâmetro, para tomar a decisão de permitir ou não, que o cliente tenha acesso a ofertas de empréstimos, financiamentos ou maior limite no cartão de crédito.
Mas e quando seu nome já está na lista vermelha desses órgãos? Educação financeira é um assunto complexo e apesar de ser essencial, ainda é pouco discutido pela população brasileira.
E daí surge a dúvida, uma vez que o nome é registrado na lista de maus pagadores, isso se torna uma mancha eterna no histórico financeiro da pessoa?
A resposta é não! O limite de tempo permitido que o nome e CPF do devedor fique visível na lista de restrições é de 5 anos.
No Brasil a insolvência em alguns casos, pode inclusive prescrever em crime após um certo tempo. Por isso, a melhor saída é tentar quitar a dívida por meio de negociações com a empresa em questão.
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!