Em Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Plano Piloto e outras cidades é comum ver pessoas nas ruas praticando exercícios e com crianças
Grupo se reúne para jogar dominó no centro de Taguatinga

esmo com a recomendação de isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus – ampliado para 3 de maio em novo decreto –, parte da população continua nas ruas do Distrito Federal. Pessoas praticam exercícios físicos, caminham com crianças e passeiam a céu aberto durante a quarentena.

O Metrópoles fez registros da movimentação nas ruas entre segunda-feira (30/03) e quarta-feira (01/04), no Plano Piloto, Águas Claras, Taguatinga, Noroeste, Sudoeste, Ceilândia Cruzeiro Novo e Sol Nascente. Segundo o governo federal, abril é mês de alerta máximo para o “efeito coronavírus” no Brasil.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do DF é o isolamento social. A população só deve ir para as ruas em casos de necessidade, prestação de serviços essenciais ou urgência.

Confira imagens de Águas Claras:
Homem pratica corrida em rua de Águas Claras, mesmo com isolamento
População está nas ruas de Águas de Claras mesmo com isolamento

Mulher caminha em calçada de Águas Claras
Nas redes sociais, a circulação de pessoas despertou polêmica. Uma moradora postou um desabafo após ter descido com o cachorro de estimação. Ao ver muita gente na rua, desistiu e voltou para sua residência.

“Juro pra vocês, nem no final de semana aqui no parque eu vi tanta gente na rua! Crianças brincando em parquinhos, idosos, gente correndo..”, disse. Para a moradora, a situação na cidade é preocupante. “Essa coisa [coronavírus] mata”, alertou.

Horários
A reportagem identificou os horários de maior movimentação nas ruas de Águas Claras. A circulação é intensa no começo das manhãs e nos finais das tardes.
As pessoas também caminhavam nas ruas do Plano Piloto, bairro com o maior número registrado de moradores com a Covid-19, na manhã dessa quarta-feira. Muita gente também praticava atividades físicas na Asa Norte pela manhã.

Homem atravessa rua

Pedestre no Setor Comercial Sul
Pessoas praticam atividades físicas na Asa Norte

Mesmo com quarentena, população continua nas ruas da Asa Norte
Na terça-feira (31/03), moradores conversaram e brincaram com crianças nos arredores dos blocos no Noroeste.

Acompanhe o vídeo com a movimentação no Noroeste:

Na segunda-feira (30/03), integrantes das comunidades de Ceilândia e do Sol Nascente também não respeitaram a quarentena. Muita gente se reuniu em praças fazendo aglomerações de pessoas, atividade não recomendada durante a crise do coronavírus.
Veja as imagens em Ceilândia e no Sol Nascente:
Apesar da quarentena, pessoas caminham e se reúnem nas ruas em Ceilândia

Apesar da quarentena, pessoas caminham e se reúnem nas ruas em Ceilândia
População nas ruas do Sol Nascente, mesmo com o isolamento social

População nas ruas do Sol Nascente, mesmo com o isolamento social
População nas ruas do Sol Nascente, mesmo com o isolamento social