Ministério informa que não há pagamento de parcela extra destinada a beneficiários do programa
Nota de esclarecimento do Golpe: mensagem do Bolsa Família pelo ...

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) esclarece que não há pagamento de parcela extra destinada a beneficiários do Bolsa Família, como sugere suposta mensagem que estaria circulando por meio do aplicativo WhatsApp.

Para confirmar informações enviadas por e-mail, aplicativos de celular ou qualquer outra plataforma digital, o ministério orienta que os cidadãos busquem os canais oficiais de informação do órgão.

A comunicação com o público dos programas sociais é feita pelos seguintes meios: mensagens nos extratos de pagamento; cartas enviadas ao endereço cadastrado pelo beneficiário; além de informações publicadas no portal do ministério – www.mds.gov.br – e  postadas nas redes sociais oficiais do órgão. São elas: Facebook  (facebook.com/ministeriododesenvolvimentosocial  e facebook.com/bolsafamilia); Twitter (@minsocial e @bolsafamilia); e Instagram (@desenvolvimentosocial). No grupo; facebook.com/groups/BolsaEscolaIpojuca/

Dessa forma, em caso de dúvidas sobre informações relativas ao Cadastro Único, ao Bolsa Família e a demais programas sociais do ministério, o cidadão deve consultar os canais oficiais de comunicação citados acima ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDS, pelo telefone 0800-707-2003.

Golpe do Bolsa Família promete pagamento de R$ 94 e atrai 600 mil vítimas no WhatsApp. Um novo golpe no WhatsApp usa o programa Bolsa Família, do Governo Federal, para enganar usuários. A ameaça atingiu mais 600 mil brasileiros em menos de 24 horas. De acordo com a equipe de segurança da PSafe, especializada em cibercrimes, o mecanismo é similar ao de outros golpes no mensageiro, como a falsa promoção de créditos para celular e a campanha que envolvia álbuns da Copa do Mundo.

O link malicioso tem como alvo beneficiários do Bolsa Família que ainda possuem o cartão do programa. A mensagem, que promete uma quantia em dinheiro, chama atenção pelos erros de português e pelo endereço na pré-visualização, que termina com o domínio “.gov.br”, utilizado pelo governo.

O número de vítimas identificado diz respeito apenas à quantidade de usuários do app de segurança DFNDR Security que foram impedidos de terem seus celulares infectados, o que sugere que muitas outras pessoas possam ter caído na armadilha.

Ao clicar no link da suposta ação do Bolsa Família, o usuário é levado a responder três perguntas. Em troca, há a promessa de recebimento do valor de R$ 954. As questões são: “Você possui o cartão bolsa família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebe?”. Ao terminar o questionário, a vítima é encaminhada para uma página que solicita o compartilhamento do falso benefício com 10 amigos ou 10 grupos no WhatsApp.

Por fim, os hackers direcionam o usuário a fazer o download de aplicativos que, de acordo com a PSafe, podem infectar o celular e expor dados pessoais, como senhas e informações financeiras.

COMO FUGIR DE GOLPES NO WHATSAPP

Para evitar cair ou disseminar falsas promoções no WhatsApp, é importante checar a veracidade das mensagens recebidas antes de fazer algum tipo de cadastro ou repassá-las. Outra dica do especialista em segurança Emilio Simoni é utilizar soluções de antivírus que disponibilizem função de bloqueio anti-phishing. Confira algumas opções de antivírus para o seu celular.

mds.gov.br