Frota de ônibus em circulação é reduzida gradativamente: nesta sexta-feira (20), sistema funciona com 25% a menos de viagens, diz o Grande Recife Consórcio de Transporte.
Resultado de imagem para Coronavírus: fluxo de passageiros cai 45% em terminais de ônibus e mais de 30% no Metrô do Recife

O fluxo de passageiros de ônibus caiu 45% na Região Metropolitana do Recife na quinta-feira (19), em relação a 12 de março, a quinta-feira da semana anterior, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte (veja vídeo acima). No Metrô do Recife, também houve queda de movimentação no mesmo período: 30,4% na Linha Centro e 33,4% na Linha Sul, diz a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
De acordo com o consórcio, cerca de 900 mil pessoas circulam nos terminais de ônibus diariamente, e a redução no fluxo de passageiros é consequência das medidas anunciadas pelo governo estadual para conter a proliferação da Covid-19. A infecção causada pelo novo coronavírus tem 28 casos confirmados em Pernambuco, segundo o boletim divulgado na quinta (19).



Para minimizar os riscos de contaminação no transporte público, a CBTU e o Grande Recife Consórcio de Transportes reforçaram a limpeza dos trens e dos ônibus. Além disso, a frota de ônibus em circulação tem sido reduzida gradativamente. Nesta sexta-feira (20), o sistema funciona com 25% a menos de viagens.
A recomendação aos passageiros é que fiquem em casa e evitem utilizar o transporte público, especialmente em horários de pico (5h às 8h e de 17h às 20h), quando é maior a concentração de pessoas nos veículos e nos terminais integrados.

Coronavírus em Pernambuco
Chega a 28 número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco

Pernambuco registrou, até a noite da quinta (19), 28 casos confirmados do novo coronavírus, seis a mais do que havia contabilizado no boletim anterior, da quarta (18) (veja vídeo acima).

Para diminuir a circulação de pessoas, o governo determinou o fechamento de comércio, serviços e da construção civil a partir do domingo (22). Há, no entanto, exceções, como supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás e obras de serviços essenciais, como hospital, abastecimento de água, gás, energia e internet.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai isentar de pagamento mais de 120 mil pessoas enquadradas na tarifa social, cobrada a quem tem renda de até um salário mínimo e consumo residencial de até 10 metros cúbicos por mês, em média.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1


g1.globo.com/pe/pernambuco