Segundo Abraham Weintraub, suspeita é de que fiscal de prova tenha tirado foto divulgada no WhatsApp. Abstenção no primeiro dia foi de 23%
Iana Caramori/Metrópoles


Na avaliação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 foi um sucesso. Segundo o titular do MEC, as provas transcorreram com tranquilidade em todo o país, com problemas pontuais, como uma foto da prova que circulou em redes sociais.

A Polícia Federal apura o caso e, segundo Weintraub, a suspeita é de que um dos fiscais pegou a prova de um candidato e tirou foto. “Ninguém foi lesado, mas houve a tentativa de colocar em xeque o Enem”, afirmou o ministro, acrescentando que “agora, ele vai ter que responder na Justiça”.


Inicialmente, divulgou-se que o caso foi registrado em Pernambuco, contudo, a informação não foi confirmada pelo ministro. Ainda de acordo com Weintraub, o conteúdo das provas foi adequado. “Não teve nada polêmico. Como deveria ser, sem doutrinação, sem forçação de barra”.
O ministro ainda ressaltou que 376 candidatos foram eliminados em todo o país, que foram registrados “pequenos episódios de falta de luz e de água e dois de problema de saúde”, e que esta edição registrou “a mais baixa abstenção da história do Enem”. Foram 3,9 milhões de presentes e 1,17 milhão de ausentes, o que correspondeu a uma abstenção de 23%.

Primeiro dia
O primeiro dia de provas regulares do Enem 2019 foi encerrado às 19h deste domingo (03/11/2019), horário oficial de Brasília. Foram realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, cujo tema foi Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou a prova em 10.133 locais, em 1.727 municípios brasileiros.


Agora, os inscritos se preparam para o segundo dia de provas, que acontece no próximo domingo, 10 de novembro. Os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração e os portões serão abertos às 12h.
www.metropoles.com