Desde a popularização dos cursos de manutenção de computadores, o acesso fácil às informações e dúvidas através de fóruns de informática, escutamos falar do fim da carreira do Técnico em Manutenção de Computadores.
Porém, existe uma enorme fatia de bons clientes no mercado, carentes de excelência no atendimento e compromisso, que estão dispostos a pagar um preço justo por serviços profissionais.
Se você é um profissional sério, competente, que sabe lidar com pessoas e possui bom conhecimento técnico, trabalhar como autônomo com manutenção de computadores pode ser uma excelente alternativa a crise em que vive o nosso país. Observe que com esse texto minha intenção não é inchar ainda mais esse mercado, e sim colocar nele bons profissionais, que enriquecem a profissão.
Conquistando os primeiros clientes
Quem já trabalha no ramo de manutenção de computadores sabe muito bem que os melhores clientes são adquiridos através de indicações, porém, para quem ainda está iniciando na área precisa correr atrás dos primeiros clientes e demonstrar o seu trabalho. A forma mais eficiente de fazer isso é através da internet e eu vou explicar como.
Você precisa de um site
Esse é o ponto básico, você precisa de conhecimentos básicos para fazer um site simples, onde expõe os seus serviços, valores e telefones de contato. Estude sobre o WordPress e com toda certeza você vai conseguir fazer um site minimamente profissional.
O Adwords é a plataforma de anúncios do Google onde você paga para aparecer para determinada pesquisa do seu cliente alvo, essa é a forma mais rápida de conquistar os primeiros clientes. Os consultores do Google ajudam você a iniciar a sua campanha e a medida que você vai se aprimorando na ferramenta vai conseguir otimizar os resultados. A Central de Ajuda do Adwords tem toda informação inicial que você precisa e o telefone 0800 709 4664 pode e deve ser utilizado para configurar a sua campanha.
Quando eu comecei a trabalhar com o Adwords, eu tinha um custo médio de R$ 10,00 para conquistar um cliente, que me gerava um retorno de no mínimo R$ 60,00 . Atualmente eu apareço nos resultados orgânicos e não utilizo mais o Adwords, mas esse é assunto para uma parte 02 desse texto.
O telefone tocou, do outro lado tem um desconhecido com algum tipo de problema. É importante você manter a calma e não se afobar, querendo logo marcar um horário. Deixe o cliente explicar toda a situação, por mais que você saiba do que se trata, para o cliente o seu problema é único. Depois de escutar, explique o máximo que conseguir para o seu cliente sobre como funciona o seu atendimento. Quando iniciei eu utilizava a estratégia de não cobrar para fazer o orçamento para o cliente, mesmo na casa/empresa dele. Se você trabalhar bem, raramente terá um orçamento recusado e isso ajuda bastante a atrair os primeiros clientes.
Você não precisa utilizar terno e gravata, mas se vista de forma adequada, sua aparência deve ser agradável. Isso não significa ser bonito, se apresente sempre limpo, cabelo e unha cortados, utilize no mínimo uma camisa polo em boas condições, calça jeans e um sapatênis. Um crachá com sua identificação pode ajudar na sua credibilidade. É obrigatório que você possua um cartão de visitas, mesmo que básico, para deixar com o cliente.
Agora é com você, utilize os seus conhecimentos para analisar o problema e apresente o seu orçamento ao cliente, a questão do preço merece um tópico a parte!
Quanto cobrar por seus serviços?
Não existe uma resposta exata para essa pergunta, por vários motivos. Cada cidade tem um custo de vida diferente, o profissional que está começando talvez cobre um pouco mais barato para conseguir formar a sua carteira de clientes e outros. Mas o importante é não prostituir a profissão. É comum você ver anúncios de R$ 25,00 – R$ 40,00 para uma instalação de sistema, por exemplo. Você precisa conhecer quanto custa a sua hora de trabalho para chegar ao preço final, para isso eu vou fazer duas indicações de leitura que muito me ajudaram no início da profissão.
Fidelizar o cliente e conquistar o seu espaço
O passo inicial foi dado, você já sabe como conseguir os primeiros clientes, como atender e como cobrar. Agora o sucesso depende do seu esforço e competência. Um cliente bem atendido com certeza trará novos clientes. Com o tempo você conquista bons clientes, como pequenas e médias empresas que rendem serviços frequentes e talvez até mesmo um contrato de manutenção – esse é outro assunto para uma parte 02 desse artigo.
É muito importante que você tenha compromisso e se comunique com o seu cliente. É comum algum atendimento atrasar um pouco e atrapalhar o planejamento do seu dia, mas não deixe de manter o seu cliente informado e seja o mais pontual possível.
Um pós atendimento também ajuda a fidelizar o cliente e conquistar a sua admiração. Após alguns dias ligue ou mande uma mensagem para saber se ficou tudo certo e se colocar a disposição para resolver qualquer problema futuro – pequenos detalhes fazem a diferença.
Seria necessário escrever um livro para explicar detalhadamente tudo que cabe nesse artigo, mas a informação inicial que você precisa está disponível. Corra atrás do conhecimento em WordPress para construir o seu site e do Adwords para otimizar as suas campanhas e qualquer dúvida estarei disponível para ajudar nos comentários abaixo!
Bons serviços!
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