Oito unidades na capital ampliam horário de atendimento, funcionando também das 17h às 21h, um dia por semana. Medida é válida até o fim da campanha, em 31 de maio.
Vacinação contra a gripe amplia horário de atendimento em oito unidades de saúde do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Vacinação contra a gripe amplia horário de atendimento em oito unidades de saúde do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Unidades de saúde do Recife funcionam em horário ampliado, a partir desta segunda-feira (6), para quem quiser se vacinar contra a gripe. Oito espaços ficam abertos também das 17h às 21h, uma medida para ajudar aqueles que não podem ir aos postos de vacinação no horário convencional. (Veja vídeo acima)


Segundo a prefeitura, o horário alternativo é adotado até o fim da campanha, que termina em 31 de maio. Em cada dia da semana, o horário estendido fica disponível em uma unidade de saúde diferente. (Confira o cronograma no fim da matéria.)
"Todos os dias da semana, são 170 postos, das 8h às 17h. Além disso, todos os dias, pelo menos um posto fica funcionando um dia por semana em horário estendido. Isso é para garantir que as pessoas tenham a possibilidade de comparecer e se vacinar", afirma o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia.

A vacina contra a gripe protege contra as influenzas A (H1N1 e H3N2) e B, além de contemplar portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Nesses casos, é preciso apresentar prescrição médica no ato da imunização.


A vacina não causa gripe e permite que as pessoas fiquem imunes aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente. 
Quem deve se vacinar?
Devem se vacinar as crianças acima de seis meses e abaixo de seis anos, as gestantes, as mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto, toda a população acima de 60 anos de idade, pessoas de qualquer idade que tenham indicação médica por uma doença, além de professores, profissionais de saúde e militares.

Jovens dos 12 aos 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também têm direito às doses. O Ministério da Saúde também orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, assim como profissionais de saúde.

Confira o cronograma
Segundas-feiras

Unidade de saúde Joaquim Cavalcanti - Avenida do Forte, 1350, Torrões
Terças-feiras

Policlínica Waldemar de Oliveira - Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro
Unidade de saúde Sebastião Ivo Rabelo - Avenida Campina Grande, 199, Cohab
Quartas-feiras

Policlínica Salomão Kelner - Estrada Velha de Água Fria, 1652, Água Fria
Upinha de Jardim São Paulo - Praça de Jardim São Paulo, s/n, Jardim São Paulo
Quintas-feiras

Centro de saúde D. Miguel de Lima Valverde - Rua Feliciano José Farias, 195, Boa Viagem
Policlínica Clementino Fraga - Rua Japaratuba, 260, Vasco da Gama
Sextas-feiras


Policlínica Albert Sabin - Rua Padre Roma, 191, Tamarineira

https://g1.globo.com