Fiéis celebravam missa de Páscoa no momento das explosões; motivação para os ataques não foi divulgada
iStock

elo menos 187 pessoas morreram em uma série de atentados com explosivos contra hotéis de luxo e igrejas no Sri Lanka, onde fiéis celebravam a missa de Páscoa neste domingo, 21. Há aproximadamente 469 feridos. O Ministerio da Defesa de Sri Lanka decretou toque de recolher de doze horas.


De acordo com as autoridades, foram registrados 64 mortos na capital, Colombo. Outros 67 mortos foram encontrados em Negombo, ao norte da capital. E as outras 25 vítimas fatais estavam em Batticaloa, no leste do país. A mais recente explosão foi registrada em um pequeno hotel próximo a um zoológico de Dehiwala, na capital, e matou pelo menos duas pessoas. Até o momento, a motivação para os ataques não foi divulgada.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, recebeu com horror e tristeza os atentados em Sri Lanka. No twitter, ele afirmou que a União Europeia estava pronta para ajudar o país.

Os atentados conta minorias religiosas estão voltando a se repetir. Em 2018, o governo declarou estado de emergência após os enfrentamentos entre muçulmanos e budistas resultarem na morte de duas pessoa e na prisão de dezenas. No Sri Lanka, a população cristã representa 7% do total, enquanto os budistas chegam aos 70%.


O Sri Lanka abriga uma grande variedade de culturas, idiomas e pessoas, e ainda é relativamente desconhecida para muitos que viajam pelo Sudeste Asiático.
www.metropoles.com