Em janeiro e fevereiro houve 6.856 mortes violentas no país, enquanto no primeiro bimestre de 2018 foram 9.094
Diário de Ceilândia

Os dois primeiros meses de 2019 registraram uma diminuição de 25% do número de assassinatos em comparação com o mesmo período do ano passado. Em janeiro e fevereiro houve 6.856 mortes violentas no país, enquanto no primeiro bimestre de 2018 foram 9.094. Uma queda de 2.238 de ocorrências. Os dados são do Monitor da Violência, ferramenta do portal G1.


O índice leva em conta os números de 25 estados e do Distrito Federal. O Paraná ficou de fora da contagem porque, de acordo com o governo local, os dados ainda não foram contabilizados. Com exceção do Amazonas e de Roraima, todos as unidades da federação apresentaram uma redução no número de assassinatos.
Os estados do Nordeste são os que apresentaram as maiores quedas, cuja soma chega a 34%. O Ceará teve a maior diminuição dos casos de homicídio, com uma redução de 58% no primeiro bimestre deste ano.

No Distrito Federal, o monitor registrou um índice de 30 crimes violentos em fevereiro. No mês anterior foram 34. Os números de março ainda não foram finalizados, mas o monitor aponta para um aumento no DF.

O índice, feito em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, contabiliza os crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.


Não há, no entanto, informações referentes a mortes em decorrência de intervenção policial devido à dificuldade em conseguir informações nos estados.
www.metropoles.com/