São 106.308 inscritos no Distrito Federal. No Brasil, o número é de 5,5 milhões de estudantes em mais de 1,7 mil municípios

Estudantes começaram a ter acesso aos locais do prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do meio-dia deste domingo (11/11). São 106.308 inscritos no Distrito Federal. No Brasil, o número é de 5,5 milhões de estudantes em mais de 1,7 mil municípios.
Os portões do Centro Universitário de Brasília (UniCeu) abriram pontualmente às 12h e um contingente de cerca de 10 mil pessoas são esperadas na instituição de ensino.
O inscrito Luiz Fernando salinas, 18 anos, faz o teste pela segunda vez. Seu objetivo é passar para o curso de medicina em alguma universidade federal. Sentado organizando o lanche que consumirá a tarde, ele disse à reportagem, antes de entrar no UniCeub, que está tranquilo e confiante.
O caderno com 45 perguntas de matemática e outras 45 relacionadas a ciências da natureza é a última etapa da avaliação capaz de aproximar os participantes da vaga no ensino superior no próximo ano. A publicação do gabarito será em 14 de novembro. Já os resultados individuais serão divulgados em 18 de janeiro.
A prova de extras exige muito conteúdo, já a de humanas mais interpretação de texto e redação. Tô tranquilo. Tava no cursinho pre-vestibular e estudava sozinho em casa. Estudava em média 7h por dia. Acabei de chegar”
Para facilitar o acesso dos estudantes aos locais de prova, o metrô estendeu o seu horário de funcionamento. Os trens começaram a rodar às 7h e só pararão uma hora mais tarde, às 20h. No DF, os portões foram abertos às 12h e serão fechados às 13h. O exame, neste domingo (11), vai até as 18h30.
Todas as linhas de ônibus do Transporte Público do Distrito Federal (DFTrans) também tiveram reforço, das 11h às 13h e das 17h às 20h. Nesses horários, os coletivos circulam conforme a tabela de sábado. No restante do dia, a operação seguirá a tabela de domingo.
Primeira fase
Em coletiva de imprensa no último domingo (4), o Ministério da Educação divulgou dados sobre o primeiro dia de prova. Segundo a pasta, esta edição do Enem teve o menor número de faltantes em uma série histórica. Dos inscritos, 75,1% compareceram para fazer a prova, o que significa que 4.139.319 candidatos estiveram presentes nesta primeira fase do exame.
Ao todo, foram registradas 32 ocorrências durante o primeiro dia de prova do Enem. Destas, 30 foram sobre interrupção temporária de energia elétrica. As duas restantes são referentes à interrupção elétrica durante a aplicação do exame que ocorreram nos municípios de Porto Nacional (TO) e Franca (SP).
none; border: none; box-sizing: border-box; font-weight: 700; list-style: none; margin: 0px; outline: none; padding: 0px;">
Perfil do participante
A região Sudeste tem 36,6% dos 5,5 milhões de inscritos, seguida pelo Nordeste, com 32,8%. As mulheres representam 59% dos participantes, que estão concentrados na faixa etária dos 17 anos (17%), 18 anos (15,9%) e 19 anos (10,6%). A faixa dos 21 a 30 anos reúne 27,8% dos participantes.
Além disso, 58,7% dos inscritos já concluiu o ensino médio, enquanto 29,7% está cursando o último ano em 2018. Os “treineiros”, participantes que fazem o Enem em busca de uma autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos de 2018.
 www.metropoles.com/distrito-federal