Caso ocorreu na Rua Imperador Pedro Segundo, no Centro da cidade, nesta segunda (1º). Homem chegou a ser agredido por passageiros do ônibus antes de ser detido.


Rua Imperador Pedro Segundo fica no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View


Um homem foi detido, nesta segunda-feira (1º), após mostrar o órgão sexual a uma jovem de 23 anos dentro de um ônibus no Recife, de acordo com a Polícia Militar (PM). A corporação informou que o caso ocorreu dentro de um coletivo da linha 821 - Jardim Brasil I (Estrada de Belém) que passava pela Rua Imperador Pedro Segundo, no bairro de Santo Antônio, no Centro da cidade.


De acordo com o subcomandante da 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), major Sérgio Souza, o motorista do ônibus pediu apoio à PM para deter o agressor.

"Fazíamos um deslocamento pela via, quando fomos parados pelo [motorista do] ônibus, que pediu ajuda. Lá, fomos informados de que um homem era acusado de ter cometido atos obscenos, mostrando a genitália a uma jovem. Pedimos que todos os passageiros descessem do coletivo e efetuamos a prisão", afirmou o policial.


Ainda segundo o major, o homem chegou a ser agredido por passageiros do ônibus antes de ser detido. "Ele tinha algumas marcas de sangue no rosto, por causa da agressão. Está sem documento e as informações que nos passa, como identidade e filiação, estão desconexas. Ele está bastante desorientado. [Nós] o apresentamos à polícia e fomos ouvidos pela Polícia Civil, que comanda as investigações sobre o caso", complementou Sérgio Souza.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações ficam sob responsabilidade da delegada Tereza Nogueira, da Delegacia de Santo Amaro, no Centro do Recife. O homem foi encaminhado ao Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), por causa da falta de identificação.


O G1 entrou em contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte, que afirmou que "no ano de 2016 criou o comitê de Combate ao Assédio Sexual no Sistema de Transporte Público" e que uma das primeiras ações do grupo foi a "criação da campanha de combate ao assédio com a afixação de cartazes nos ônibus para estimular os usuários do transporte público à prática da denúncia".

Entre as entidades envolvidas no comitê, está a Secretaria da Mulher de Pernambuco, que concentra as denúncias sobre casos desse tipo na central Cidadã Pernambucana, disponível pelo telefone 0800.281.8187. A ligação é gratuita.
g1.globo.com/pe/pernambuco