Pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.000 pessoas em junho sobre o perfil do eleitorado brasileiro

Mais de metade do eleitorado brasileiro vai votar em branco ou nulo ou está indeciso com relação à eleição presidencial de outubro, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) realizada pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira (2).


Quando perguntados de forma espontânea (quando não se apresentam candidatos) em quem pretendem votar em outubro, 59% dos eleitores não disseram nenhum nome. Esse é o maior número de eleitores com esse perfil das últimas cinco eleições, segundo a pesquisa "Retrato da Sociedade Brasileira - Eleições 2018".

Os motivos para não terem candidato este ano é o descrédito da classe política e a insatisfação com a corrupção.


Número de jovens eleitores despenca 40% nas eleições 2018


Número de pessoas que vão votar em branco ou nulo ou que estão indecisas é o maior das últimas 5 eleições: 59% dos eleitores apresentaram essas opções quando perguntados de forma espontânea, sem serem apresentados a uma lista de candidatos, aponta .
A indecisão e a intenção de anular o voto se devem à alta insatisfação com a corrupção e o descrédito com a classe política. Quando são apresentados a uma lista de candidatos, 59% apontam uma opção, mas 73% desses admitem que podem mudar de opinião.
"O eleitor não encontrou aquele candidato que ele sonha. A decisão vai acontecer muito mais próxima da eleição que nas eleições anteriores. A gente percebe que a maioria dos eleitores não conhece os candidatos e suas propostas. Até entre os que já escolheram candidatos, ainda há alguma indecisão", afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.


A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.000 pessoas entre os dias 21 e 24 de junho, em todo o país, e detalha informações sobre o perfil do eleitor que vai votar em outubro.
noticias.r7.com/brasil