Estudo coletou dados que embasarão melhorias no transporte público.
Pesquisa de Origem e Destino da Região Metropolitana do Recife (imagem: ilustração)

 O município do Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, foi o primeiro a completar a pesquisa de Origem e Destino 2017/2018 para atualizar o Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Recife (RMR). O mapeamento - realizado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, em parceria com o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) – começou em julho do ano passado e foi totalmente online, por meio de um formulário disponível aqui no site da Prefeitura Municipal. Qualquer cidadão pôde participar do estudo, que em Ipojuca foi organizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS). A ideia foi identificar como a população se desloca de casa para o trabalho, para o estudo ou para outros polos geradores, como comércio e serviços. A partir dos resultados, o poder público poderá desenvolver projetos focados nas necessidades dos cidadãos.

 Além do Ipojuca – que entregou o estudo na última quarta-feira (2) - outros 14 municípios também estão participando. São eles: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

 Os dados da pesquisa também ajudarão os municípios na formulação de seus planos de mobilidade urbana, conforme exigência da Lei de Mobilidade Urbana.
Site da prefeitura do Ipojuca