De acordo com as autoridades, um indivíduo se explodiu enquanto outros terroristas armados invadiram o prédio e incendiaram edifício

Pelo menos 14 pessoas morreram e diversas ficaram feridas nesta quarta-feira (2/5), durante um ataque suicida contra a sede da Alta Comissão Eleitoral Líbia (Hnec) em Trípoli, informou um porta-voz do governo de união nacional (GNA).
De acordo com as autoridades, um homem-bomba se explodiu enquanto outros terroristas armados invadiram o prédio e o incendiaram. O edifício está localizado no distrito de Ghout al-Shaal, a oeste do centro de Trípoli.
 Segundo o porta-voz da comissão eleitoral, Khaled Omar, entre as vítimas há pelo menos três oficiais e quatro agentes de segurança. O balanço atualizado foi confirmado pelo Ministério da Saúde local. A comissão está registrando diversos eleitores que pretendem participar do processo eleitoral, o qual a ONU espera acontecer antes do fim do ano.


O ataque é considerado o mais letal entre os realizados nos últimos três anos. Até o momento, nenhum grupo terrorista assumiu a autoria do atentado, mas militantes ligados ao Estado Islâmico (EI) são mantidos nas cidades costeiras da Líbia.
O país está em crise desde que Muammar Gaddafi foi deposto, em 2011. Depois de seu governo de 42 anos, o país permanece sob o controle de grupos armados rivais e se prepara para as primeiras eleições pós-destituição de Gaddafi.
Nos Estados Unidos (EUA), a secretária de Estado da diplomacia pública e assuntos públicos, Heather Nauert, usou sua conta do Twitter para falar sobre o atentado.
“Os Estados Unidos condenam o ataque reivindicado pelo Isis na sede da Alta Comissão Eleitoral Líbia em Trípoli, e oferecemos nossas condolências. Nós estamos com a Líbia na luta contra o terrorismo e nas preparações para eleições seguras e com credibilidade.”
www.metropoles.com/mundo