O estrangeiro estava foragido desde 2016, quando teve a prisão preventiva decretada pela Comarca do Cabo de Santo Agostinho.
Francês condenado por estupro de vulnerável é extraditado da Europa para Pernambuco (Foto: Polícia Federal/Divulgação)


Um francês de 50 anos, procurado por estupro de vulnerável, foi extraditado da Espanha para o Recife e preso. Os crimes foram praticados entre 2012 e 2014, segundo a Polícia Federal (PF), e ele estava foragido desde 2016. A prisão do Ghislain Roger Noel Binet foi realizada através da Polícia Internacional (Interpol). A PF divulgou o caso nesta quarta-feira (2).

Gringo, como era conhecido, é natural da cidade de Dijon, na França, e residiu na Rua Águas cumpridas, no bairro de Gaibú, no Cabo de Santo Agostinho. Em 2016, o francês havia sido denunciado pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca da cidade e recebeu um prazo de 10 dias para oferecer defesa por escrito ou através de advogados.

Como não compareceu, a audiência teve o caso transcorrido à revelia, ou seja, continuou sem o réu, que teve a prisão preventiva decretada.

O nome do francês foi lançado no sistema de difusão vermelha da Interpol em janeiro deste ano, quando passou a ser procurado em vários países. Ele foi localizado e preso em Madri, a capital da Espanha, onde esperou a conclusão do processo de extradição para o Brasil.

Já em Pernambuco, ele passou por exame de corpo e delito no Instituto de Medicina Legal, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, e foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
g1.globo.com/pe/pernambuco