Para Lopes, existe uma “verdadeira farra” do aumento do preço da gasolina e do diesel no Brasil
Brasília (DF) – O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) subiu à tribuna, nesta terça-feira (22), para cobrar do governo meios para diminuir o preço dos combustíveis. Para o parlamentar, o Brasil tem vivido um dilema. Uma crise financeira que parece não ter um fim. Segundo ele, “todos estão preocupados com rumos que a economia vem tomando nos últimos tempos”.
Para Lopes, existe uma “verdadeira farra” do aumento do preço da gasolina e do diesel no Brasil. “Em algumas regiões do país, inclusive o Rio de Janeiro, o preço da gasolina chegou a R$ 5. No período de 15 dias, a gasolina sofreu aumento 11 vezes”, destacou o senador.
Eduardo Lopes disse, ainda, que não é admissível que um dos maiores produtores de petróleo no mundo cobre tão alto por um litro de gasolina. O valor praticado no Brasil é um dos recordistas no mercado mundial. “A gasolina brasileira só perde para a da Noruega, onde o preço é ainda mais salgado, chegando a quase US$ 1,90 por litro”, disse.
Segundo especialista a alta tributação que está inserida no valor da gasolina no Brasil é o principal motivo que leva o país a ser um dos mais caros do mundo.
Para o senador a falta de planejamento é um dos principais motivos da alta. “O país não investe em refino. Durante 30 anos, o Brasil não construiu uma única refinaria. Não é justo com o brasileiro que já tem passado por tantas dificuldades. Precisamos de respostas e explicações para essa alta absurda da gasolina no Brasil”, destacou Eduardo Lopes.
O senador afirmou ainda que uma das saídas para diminuir o preço dos combustíveis é reduzir a alta carga tributária do setor. Ele sugeriu reformulação da cobrança do ICMS na cadeia de petróleo e gás brasileira.
Ascom Bsb – Senador Eduardo Lopes
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.
www.prb10.org.br/noticias
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!