Criminosos conseguiam, por meio de um programa, desbloquear aparelhos de origem ilícita. Um dos alvos é a Feira dos Importados

Uma quadrilha que atuava com o desbloqueio de celulares roubados e furtados é alvo de uma grande operação da Polícia Civil do Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (8/3). Cerca de 110 agentes e delegados cumprem 15 mandados de busca e apreensão em residências e comércios de Taguatinga, Ceilândia, na Feira dos Importados e em Goiânia (GO). Ainda não há informações sobre presos.

A investigação é da 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte) e tem apoio de diversas unidades do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC). A atuação dos criminosos era sofisticada. Eles conseguiam, por meio de um programa, desbloquear um grande volume de aparelhos de origem ilícita. Os serviços ilegais eram oferecidos em comércios da capital federal.
Em novembro do ano passado, a 17ª DP prendeu uma quadrilha especializada em roubo a lojas de celulares nos shoppings do Distrito Federal. À época, foram cumpridos três mandados de prisão nas cidades de Recanto das Emas, Samambaia e Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF, e oito de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, a quadrilha roubou celulares em centros de compras em cidades como Gama, Taguatinga e Plano Piloto. Adolescentes também foram apreendidos acusados de participação nos crimes. O grupo era composto por 13 integrantes e atuava no DF há oito meses. Os criminosos teriam causado prejuízo de mais de R$ 5 milhões, com o roubo de ao menos 600 aparelhos celulares.

O grupo agia sempre da mesma forma: os adultos faziam o monitoramento e a escolha das lojas, e os adolescentes executavam o roubo. A quadrilha também tinha carro de apoio. Os telefones eram desbloqueados e vendidos nas redes sociais, em feiras (dos Importados e do Rolo) e para receptadores.
Um dos crimes atribuídos ao grupo foi a tentativa de assalto a uma loja da Claro, no Boulevard Shopping, no final da Asa Norte, que acabou com um bandido ferido ao ser imobilizado pela segurança do estabelecimento comercial.
www.metropoles.com/distrito-federal