Não é lenda nem mito. De acordo com especialistas, a carambola pode causar danos à saúde, principalmente em pessoas com problemas renais. Segundo o médico nefrologista Augusto Ramos, uma substância existente na fruta pode causar intoxicação.


A caramboxina, substância encontrada na fruta, pode provocar crise de soluço, epilepsia, convulsões e até levar à morte.
“Artigos científicos comprovam os problemas relacionados a fruta e os rins. É ainda mais problemático para quem faz hemodiálise. Esse tipo de paciente pode até morrer”, afirmou.
A fruta é originária da Índia, e é rica em sais minerais e vitaminas A, C e do complexo B. Segundo Ramos, em pessoas saudáveis a toxina da carambola é eliminada pelo organismo.
“ Em pessoas sem problemas renais o próprio organismo elimina essa toxina. Já em pacientes com problemas ela se fixa no organismo e causa vários sintomas perigosos”, explica. 
Para o especialista, a principal dica para comer o fruto e não apresentar sintomas é apreciar com moderação. “ Quem não tem problemas no rins e deseja comer ou tomar o suco, o recomendado é que faça o uso sem exageros. Em grande quantidade, se o paciente tiver predisposição, ele pode desenvolver problemas neurológicos e insuficiência renal aguda”, alerta. 

Lei
Os perigos de se consumir a carambola virou projeto de lei. Desde 2008, comerciantes de uma cidade de São Paulo estão proibidos de vender suco da fruta. O projeto foi aprovado por unanimidade. Além disso, estabelecimentos devem fixar cartazes alertando sobre os riscos que a fruta traz. 
http://www.folhavitoria.com.br