Encontro na próxima quinta-feira (29/3) busca organizar detalhes da assembleia entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, prevista para abril



Representantes das Coreias do Sul e do Norte vão se se encontrar, na próxima quinta-feira (29/03), em conversas diplomáticas do alto escalão, para começar a organizar os detalhes da reunião histórica, prevista para abril, entre os líderes Kim Jong-un e Moon Jae-in. Esse primeiro encontro será na fronteira desmilitarizada entre os dois países. O mesmo local, deverá sediar a assembleia entre os líderes dos dois países, que deverá tratar da desnuclearização da península coreana.



A delegação sul-coreana que irá a esse primeiro encontro, no vilarejo de Panmunjom, será liderada por Cho Myoung-gyon, ministro da Unificação. Já os norte-coreanos serão representados por Ri Son-gwon, chefe da agência para assuntos intercoreanos. Em pauta, estará uma definição da data e a agenda para a assembleia entre os dois líderes, a terceira em seis décadas. Existe ainda a possibilidade de um encontro entre Kim e o presidente americano, Donald Trump, para maio.



Entenda
Os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em fevereiro na Coreia do Sul, foram o catalisador de uma aproximação extremamente rápida entre as Coreias Norte e o Sul, separadas pela guerra (1950-1953), e que permanecem tecnicamente em conflito desde então. Nesta semana, porém, cresceu a preocupação na Coreia do Sul de que a nomeação como conselheiro da Casa Branca de John Bolton, defensor de um ataque preventivo ao regime de Kim, possa minar a aproximação entre os países. (Com informação da Agência Deutsche Welle)
www.metropoles.com/mundo