Produto foi recolhido na semana passada. Segundo órgão municipal, fonte radioativa é de baixa atividade e de baixo risco de contaminação
Chamas consumiram cerca de 90% do prédio no último dia 14 de fevereiro (Foto: Júlio Caesar/O POVO)
Sinais de atividade radioativa foram identificados em meio às cinzas dos materiais queimados no Centro de Triagem de Cartas e Encomendas dos Correios (CTCE) de Fortaleza. Enquanto faziam a varredura no local, na semana passada, técnicos da Defesa Civil de Fortaleza identificaram os indícios. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi acionada para o caso.
Os servidores municipais recolheram o produto emissor: um espectrômetro de massa usado no raios-X para detecção de encomendas ilícitas. O objeto contém uma fonte radioativa de níquel 63, de baixa atividade e de baixo riscode contaminação.
Tranquilidade
Segundo Cristiano Férrer, coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, não há motivo para pânico. “Foi para evitar qualquer problema que procuramos o CNEN. Boa parte do material evaporou com o incêndio, mas já coletamos os dejetos que sobraram e o vasilhame onde ele estava”, explicou.
O órgão nacional está avaliando o produto. Conforme a Defesa Civil, os procedimentos foram realizados segundo os protocolos de emergência radiológica da CNEN, visando a segurança dos funcionários da unidade e também da vizinhança no entorno do prédio.
O POVO ONLINE - Redação O POVO Online
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!