Até ano passado, a comemoração acontecia no primeiro domingo do mês de março, como ponto facultativo.


Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (Foto: Divulgação/ CDL)


O dia 6 de março será feriado oficial em Pernambuco. A data magna marca o início da Revolução Pernambucana de 1817, considerado o primeiro movimento pela Independência do Brasil. Até ano passado, a comemoração acontecia no primeiro domingo do mês de março, como ponto facultativo.


O projeto de Lei foi de autoria dos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB) e aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), sendo decretada a Lei nº 16.059, de 8 de junho de 2017. A proposta dos parlamentares retoma a proposta original de uma lei estadual de 2007, que definiu o dia 6 de março como data magna de Pernambuco.
Revolução Pernambucana (Foto: Reprodução TV Globo)


De acordo com o o diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, Valdivo Carvalho, o país deixa de faturar 1,5 bilhão por feriado. "Vai afetar diretamente o comércio esse feriado. Antes a data magna era comemorada no primeiro domingo de março e não prejudicava a economia, mas agora vai cair no dia mesmo. E no início do mês é justamente quando a população está com o dinheiro. Estamos indignados com isso, mas se o governo sancionou a lei, teremos que cumprí-la", explicou.


Segundo a CDL, este ano, Petrolina vai parar por cinco dias devido aos feriados municipais, outros 15 dias por conta de datas oficiais do estado de Pernambuco e oito dias em virtude de feriados nacionais.
g1.globo.com/pe/pernambuco