Evento acontece a partir desta quarta (20), no Centro de Convenções de Pernambuco, e reúne 60 expositores que representam editoras locais, regionais e nacionais.
om o tema “Histórias memória história”, a terceira edição da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) traz ao Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, uma programação de oficinas, palestras e homenagens ao centenário de Hermilo Borba Filho e ao bicentenário da Revolução de 1817. O evento segue no local até o domingo (24) e tem entrada gratuita.
Ao todo, 60 expositores estão confirmados na feira, que representam editoras locais, regionais e nacionais. Durante os cinco dias do evento, a organização espera receber 60 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 1 milhão. A programação completa pode ser conferida na página da Fenelivro.
Entre as atrações confirmadas na feira estão o escritor português Gonçalo M. Tavares, ganhador de prêmios como o José Saramago, em 2005, e Melhor narrativa Ficcional 2010 da Sociedade Portuguesa de Autores. Na Fenelivro, Gonçalo vai ministrar a oficina “Literatura e Imaginação”, voltada para escritores, estudantes e professores de Letras, Comunicação e pós graduação em Literatura. As inscrições podem ser feitas através do e-mail oficinafenelivro@gmail.com.
Ainda na programação, há um debate sobre a vida e a obra do pernambucano Hermilo Borba Filho, que reúne o professor Luís Reis, e o escritor Luiz Roberto Leyte Farias. Durante a feira, o escritor pernambucano José Luiz Passos também será homenageado e aproveita o evento para lançar o livro "Antologia fantástica da República Brasileira".
Há, também, outras opções de entretenimento, como shows com músicas regionais e sacras, performances poéticas e apresentações estudantis. O público pode conferir, ainda, um estande do Centro de Artesanato de Pernambuco que disponibiliza peças de cerâmica e madeira para venda.
Projeto Travessia
Além dos estandes de editoras, um espaço do projeto Travessia, feito desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, busca estreitar o contato de estudantes com a leitura. A ação é desenvolvida através dos projetos Percurso Livre, em que a leitura é compartilhada em seus sentidos e experiências, e no Livros que Amei, que propõe aprofundar a relação com o livro e incentivar a formação de público leitor.
O espaço pedagógico funciona a partir da quinta (21), data em que também acontece o debate entre os escritores Wilson Freire e Marcus Vinícius. Na sexta (22), o espaço recebe umas apresentação do cantor Silvério Pessoa.
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!