Raquel Lyra planeja entregar documento nesta quarta-feira (20) a Paulo Câmara. Mais de 200 pessoas já foram vítima das violência na cidade

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, planeja entregar uma carta ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, nesta quarta-feira (20), pedindo reforço na segurança do município, que fica no Agreste do estado. No último fim de semana, uma troca de tiros entre bandidos e policiais no Alto do Moura, um dos pontos turísticos da cidade, deixou ferido o jornalista Alexandre Farias, da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo.


 

  A entrega da carta está prevista para acontecer às 10h, no Palácio do Governo, na área central do Recife. A agenda oficial do governador, divulgada na noite desta terça (19), informa que ele estará em um evento em São Paulo, pela manhã.

Na carta, a Prefeitura afirma que a população está com medo de sair de casa por conta da onda de violência que já vitimou mais de 200 pessoas só este ano. O número, segundo a gestão, representa um aumento de mais de 34% no número de Crimes Violentos Letais intencionais em relação ao ano de 2016.

Considerando que Constituição estabelece que os governos estaduais devem enfrentar a criminalidade através do órgão operativo da Secretaria de Defesa Social, a carta trás cobranças como o início imediato de uma operação de contenção da violência, transformação do 4º Batalhão de Polícia Militar em unidade com policiamento exclusivo para Caruaru, implantação de mais uma delegacia de plantão e a ampliação do patrulhamento na Zona Rural. Veja abaixo a carta na íntegra.

Plano municipalA carta foi assinada por representantes da sociedade civil organizada durante o lançamento do Plano Municipal Juntos pela Segurança, ocorrido nesta terça (19), em Caruaru. A Prefeitura informou que ouviu 1,5 mil pessoas e coletou propostas para a prevenção e o combate à violência e à criminalidade. O próximo passo é iniciar a articulação e a mediação entre os órgãos e demais entes federados responsáveis pela segurança pública. 

Durante o lançamento, a gestão também relatou ações que já estão sendo colocadas em prática, como a melhoria na iluminação pública, câmeras de monitoramento, plano municipal e comitê permanente de segurança pública, conselhos de segurança cidadã, núcleo de políticas e prevenção à violência e criminalidade, apoio ao Disque-Denúncia, processo de aquisição do Centro Integrado de Monitoramento e realização de concurso público para Guarda Municipal com, pelo menos, 50 vagas.




Confira carta na íntegra
Carta ao Governador:

Considerando a situação de insegurança que impera na região do Agreste, em particular no município de Caruaru, com recrudescimento dos indicadores de violência e de criminalidade chegando a níveis inaceitáveis.

Considerando que a situação tem causado uma verdadeira comoção e indignação na população que sofre assustada e evita até mesmo sair as ruas com medo de ser mais uma vítima de atos violentos, inclusive contra a vida, que já vitimaram mais de 200 (duzentas) pessoas no ano de 2017, o que representa um aumento de mais de 34% no número de Crimes Violentos Letais intencionais em relação ao ano de 2016.

Considerando o contido na Constituição da República Federativa do Brasil, no que se refere a Segurança Pública, que estabelece atribuições específicas para cada um dos entes federados, cabendo aos Governos Estaduais atribuições precípuas de enfrentamento direto a criminalidade, através do Órgão Operativo da Secretaria de Defesa Social.




Considerando que o momento de apreensão e comoção de toda a população do município, em função dos últimos acontecimentos de violência, resultou numa reunião que contou com a participação efetiva de parte da sociedade civil organizada, entidades de classes, clubes de serviço, representantes eclesiásticas, executivo municipal, legislativo municipal, lideranças comunitárias e instituições de ensino superior.

Considerando a formação de uma comissão de representação dos interesses da municipalidade, que discutiu proposições de cunho emergencial e estruturador, são encaminhadas as reivindicações abaixo relacionadas:

1. Maior estrutura para o funcionamento dos Órgãos Operativos da Secretaria de Defesa Social, no que concerne aos aspectos físicos e de efetivo;

2. Realização de Ações Emergenciais, através do início imediato de uma operação de contenção da violência;

3. Transformação do 4º Batalhão de Polícia Militar em unidade com policiamento exclusivo para o município de Caruaru;

4. Implantação de mais uma Delegacia de Plantão, implantação de uma Delegacia de crimes de menor potencial ofensivo, implantação de uma Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, além do funcionamento de Delegacia da Mulher em tempo integral nos finais de semana e em feriados;

5. Estruturação de atendimento e despacho de emergência 190 com base e funcionamento em Caruaru;

6. Ampliação e melhorias do Patrulhamento Rural;

Desta forma, solicitamos a atenção necessária ao atendimento dos pleitos da população de Caruaru, com a celeridade que a situação exige.

Entenda o caso
O jornalista Carlos Alexandre de Farias Silveira, 39 anos, da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, foi baleado na noite do último sábado (16), no Alto do Moura, em Caruaru, quando voltava para casa. O disparo atingiu a cabeça, onde a bala permanece alojada. Ele está internado na Unimed Caruaru, com quadro clínico estável, porém crítico, sendo mantido em sedação profunda e respirando com ajuda de aparelho.


Na troca de tiros, dois socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram baleados, mas passam bem. Eles estavam socorrendo uma mulher na rua quando foram feridos.
folhape.com.br

Acompanhe o Ipojuca Online no Twitter e no Facebook