Pedido foi protocolado no Palácio do Campo das Princesas, sede da administração estadual, na manhã desta quarta-feira (20).

Deputados da oposição protocolaram pedido de presença da Força Nacional em Pernambuco nesta quarta (20) (Foto: Mônica Silveira/TV Globo)


Uma comissão formada por seis deputados da bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) protocolou, na manhã desta quarta-feira (20), um pedido para que o estado solicite o apoio da Força Nacional para ajudar as polícias a enfrentarem a criminalidade. O pedido foi encaminhado ao gabinete de apoio ao governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife.


De acordo com o líder da oposição, Silvio Costa Filho (PRB), a esperança é de que a Força Nacional possa atuar em áreas onde a insegurança tem sido mais expressiva. “Não vai resolver integralmente, mas vai ajudar nesse ambiente de crise em que estamos vivendo”, afirma. A reportagem procurou o governo de Pernambuco para repercutir o ato e aguarda retorno.
Durante o protocolo do pedido, o parlamentar ainda criticou os índices de violência do estado, que soma, de janeiro a agosto, 3.375 registros de homicídios. “É preciso que o governador apresente uma agenda emergencial no combate à violência”, pede o deputado.
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), também compareceu ao Palácio durante o protocolo do pedido dos parlamentares. “A gente quer devolver a paz para o município. Hoje, Caruaru chega a 207 homicídios somente em 2017. Nós temos como fazer a nossa parte, mas o estado precisa enxergar o município com mais objetividade e clareza”, pede a gestora.

Violência em Pernambuco

No domingo (17), no Recife, bandidos tocaram fogo num carro onde o Corpo de Bombeiros encontrou, em seguida, dois corpos carbonizados. O crime aconteceu na comunidade Entra Apulso, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana.
Na Zona Norte do Recife, os moradores do bairro do Rosarinho têm criticado a falta de policiamento e se queixado de constantes investidas criminosas. Na segunda (18), uma mulher teve o carro roubado ao estacionar em frente a um prédio na Rua Salvador de Sá. No início do mês, foram registrados outros dois casos semelhantes, em que os motoristas são abordados enquanto esperam a abertura do portão da garagem.

Em Caruaru, o jornalista Alexandre Farias, da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, foi baleado na cabeça durante um tiroteio no Alto do Moura na noite do sábado (16). Na manhã desta quarta (20), ele apresentou reações espontâneas que indicam melhora em seu quadro clínico, segundo o boletim médico. De acordo com a Polícia Civil, o quinto suspeito do crime foi preso na terça (19).
g1.globo.com/pernambuco

Acompanhe o Ipojuca Online no Twitter e no Facebook