Você que é estudante de Jornalismo e está no meio ou no fim do curso. Se vê com vontade de encarar todos os desafios dessa fascinante carreira e percebe que está difícil conseguir um estágio.
Antes de tudo, analise em que área de atuação pretende estagiar. Porque pouco adiantará estar com a leitura em dia, gostar de discutir os temas atuais se você estiver desfocado do que deseja e planeja para a sua futura carreira profissional.
Abaixo seguem algumas dicas que visam auxiliar você a conseguir a tão sonhada vaga de estágio.
Invista em Atividades Extracurriculares
A Faculdade tem muito a nos ensinar, mas não podemos nos fiar somente no que nos é apresentado ali. Atividades Extracurriculares são ótimas para ampliar os seus conhecimentos e acima de tudo incrementar a sua rede de relacionamento. É recomendável ter sempre em mãos alguns cartões de visita com o seu contato, para que possa trocar com profissionais da área e até mesmo com possíveis fontes.
Exiba o seu texto na rede
Ao escrever para blogs de outros ou ter um blog sobre um assunto de sua preferência estará mostrando o seu texto para um número maior de pessoas. Um exemplo disso é este texto que você está lendo no momento. Entre em contato com o administrador da IPOJUCA ONLINE pelo e-mail ipojucaonline@gmail.com (só não diga que fui eu quem indicou, rs).
Tenha um portfólio
Em entrevistas para estágio ou emprego ter um portfólio à mão é fundamental. Em um portfólio são apresentadas todas as matérias de sua autoria publicadas em sites, blogs, jornal, revista, ou qualquer outra mídia. Aqui na Casa dos Focas foram dadas algumas dicas de programas gratuitos que auxiliam você a otimizar seu portfólio online
Seja proativo
Busque todas as informações necessárias sobre o lugar em que vai trabalhar. Entre no site (caso seja um veículo online, ou mesmo que seja impresso, procure informações na internet), analise o estilo da empresa, os temas tratados, como eles são abordados, procure saber se existe um manual de redação e estilo da empresa. Nunca se contente, procure sempre se informar mais. Apure, pergunte, seja curioso.
Interesse-se pela rotina de trabalho
Faça perguntas ao seu futuro gestor sobre as tarefas que serão desempenhadas. Não tenha receio de perguntar, afinal você é jornalista (ou futuro jornalista, no caso) e como profissional da comunicação você deve ter suas dúvidas sanadas por completo, para que tenha segurança ao desempenhar o seu serviço. Além disso, é importante pensar se o serviço que lhe é imposto é compatível com a carga horária e com o cargo que lhe é atribuído.
Dê importância aos seus conhecimentos
Independente de serem acadêmicos ou extracurriculares, apresente, sempre que necessário, os seus conhecimentos sobre jornalismo e mostre como eles podem contribuir com o trabalho da empresa. É claro que deve-se fazer isso com jeitinho. Nada de dizer: “Minha professora falou que tem que se fazer assim, portanto vocês estão errados!”. Por mais que estejam errados, há inúmeras formas de alertar. Procure sempre ser cuidadoso com as suas colocações, afinal, você não é o dono da empresa (e mesmo que fosse, educação é algo para se usar com todos).
Objetividade ao responder perguntas na entrevista
Seja cortês e nada de fala prolixa. Creio que não seja necessário explicar esse ponto. Seja sucinto e objetivo.
Esteja preparado para todas as fases do processo seletivo
Esteja antenado e com a leitura de jornais e revistas em dia, pois em algumas vagas de estágio (para não falar na maioria) são aplicados testes de conhecimentos gerais. E mesmo depois de contratados, algumas empresas fazem testes trimestrais com seus estagiários, portanto nada de largar o corpo depois que conseguiu a vaga.
Invista em cursos de idiomas
O inglês e espanhol estão presentes na maioria de livros e periódicos técnicos da área jornalística, além disso, conhecer uma nova língua lhe favorece na hora de conseguir um estágio. Algumas empresas nem perguntam mais se você sabe falar inglês, elas já chegam perguntando: “Além do inglês, qual outro idioma você domina?”. É bom estarmos com o nosso Inglês e Português preparados.
Conclusão
Acima de tudo, ame conhecer novas pessoas e lugares para assim viver novas experiências que lhe possibilitarão fazer a diferença na tão sonhada oportunidade profissional. Não existe um roteiro a ser seguido para determinar o seu sucesso. Mas, espero que estas dicas contribuam de alguma forma para a vida de vocês. Acompanhem outros textos da Casa dos Focas e os compartilhe nas redes sociais.
Por Luiz Fernando Prado Uchôa
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!